Header Ads

Zé Manel: "Queremos representar quem tantas vezes não se sente representado"

Foto: Direitos Reservados

Expectativa e Realidade é o nome do novo disco de Zé Manel, que irá ficar disponível em formato físico e em todas as plataformas digitais a partir de 12 de novembro. O projeto consiste na junção dos temas do EP Expectativa e do EP Realidade, no entanto, o artista garante que o álbum vai ainda contar com um single exclusivo intitulado Existir. O Fantastic não deixou passar ao lado o mais recente marco na carreira do intérprete e, por isso, o nosso site esteve à conversa com Zé Manel para conhecer melhor o impacto deste disco no seu percurso no mundo da música.

Foi na banda Fingertips que José Manuel Bicho, também conhecido como Zé Manel, deu os primeiros passos enquanto cantor. Com apenas 13 anos, o artista lançava em conjunto com os outros membros do grupo o álbum de originais All Bout Smoke 'N Mirrors. Passaram quase duas décadas e a carreira de Zé Manel deu muitas voltas. Depois de uma saida dos Fingertips em 2009, começou uma carreira a solo que concilia atualmente com o trabalho na banda que voltou a integrar em 2018. Em entrevista ao nosso site, o intérprete diz-nos que "há a vontade de trazer novidades dos Fingertips".

Foto: Fingertips (Direitos Reservados)

Ainda assim, é a solo que lança agora o disco Expectativa e Realidade. "Enquanto o Expectativa é um manifesto de liberdade e amor próprio, o Realidade fala das minhas carências e fragilidades humanas, que existem na sombra dos artistas", conta-nos. A principal mensagem que Zé Manel procura passar nas canções que integram este projeto discográfico prende-se com a distinção "entre o artista e o civil". O músico adianta ainda que a dicotomia artista/civil "está sempre presente e embora um não viva sem o outro, nem sempre são convenientes ou têm a melhor coexistência".  

O álbum conta também com um novo single exclusivo intitulado Existir, no qual a voz de Zé Manel se cruza com a do brasileiro Philipi. Quando questionado pelo Fantastic acerca da razão pela qual escolheu o artista brasileiro para colaborar nesta canção, o intérprete português sublinhou: "queremos representar quem tantas vezes não se sente representado e há nele (no Philipi) aquele sangue na guelra incompreendido que eu sempre tive mas se foi serenando com a idade". A letra de Existir fala de amor na sua forma mais elementar e faz-se acompanhar de um videoclipe que já está disponível no Youtube e  ilustra aquele amor que se revela sem qualquer tipo de preconceito ou julgamento. 

Foto: Direitos Reservados

 

Destaque ainda para uma publicação do músico na sua conta oficial de Instagram, na qual Zé Manel dá conta da existência de um segundo single exclusivo neste Expectativa e Realidade. Para além de o álbum estar disponível nas plataformas digitais, está também à venda em formato físico nas lojas FNAC. "Embora pareça uma loucura, gosto de ter o disco como um objeto palpável", garante ao nosso site.  

No que diz respeito ao futuro, Zé Manel tem agora marcada uma tour pelas lojas FNAC ao longo dos meses de Novembro e Dezembro. Com início agendado para 19 de novembro na FNAC Viseu pelas 21:30h, estão ainda previstos concertos na FNAC do Colombo a 2 de dezembro, a 11 de dezembro no CascaisShopping e a 17 do mesmo mês na Fnac de Faro. Neste ano em que assinala uma década de carreira a solo, o intérprete diz-nos: "irei encerrar mais um ciclo com uma série de conteúdos dos quais muito me orgulho e que quero muito partilhar com os que apreciam o que faço". Ainda que a música seja uma das suas maiores paixões, quando se fala em sonhos Zé Manel vai para além da dimensão profissional. "Quero ser feliz, ser pai, comprar casa própria", conta. "Fazer as canções que gosto independentemente da sua expressão", acrescenta.

Podes ouvir aqui o single Existir, uma das novidades que integra o mais recente álbum de Zé Manel intitulado Expectativa e Realidade.