Header Ads

"Serpenteário" já chegou aos cinemas portugueses

Foto: Agência da Curta Metragem / Direitos Reservados

O novo filme de Carlos Conceição chegou aos cinemas nacionais esta quinta-feira, dia 25 de novembro. Serpentário estreou no Festival de Berlim e é agora exibido comercialmente em 12 salas portuguesas. A longa-metragem do cineasta português é uma produção luso-angolana protagonizada por João Arrais, e retrata um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe. 

O filme integrou a programação das mais importantes mostras não competitivas europeias e arrecadou prémios como o Prémio Revelação no DocLisboa, o Prémio de Melhor Filme no SiciliaQueer, o Prémio do Público no Burgas International Film Festival, ou uma Menção Honrosa de Melhor Filme no Festival Nouveau Cinema em Montreal.

"A minha família já estava em Angola há três gerações quando a guerra os fez partir em 1975, após 15 longos anos de guerra civil. Apesar de nunca terem estado em Portugal, as circunstâncias ditaram que passassem a ser vistos como portugueses. Assim, antes e depois da independência angolana em 1975, foram-se exilando - muitas vezes fugindo apenas com a roupa do corpo", explica Carlos Conceição.

Toda a minha família fugiu para Portugal, exceto a minha mãe e o meu pai, que sempre acreditaram e alimentaram a esperança no novo país em que Angola se estaria a tornar. A guerra terminou em 2002, no mesmo ano em que me fui embora e entrei na escola de cinema em Lisboa. Deixei para trás um país física e culturalmente devastado. Não voltei a Angola durante 10 anos", continua o realizador.

Foto: Agência da Curta Metragem / Direitos Reservados

"Quando regressei para filmar o Serpentário, as memórias tinham-se tornado filmes na minha cabeça. A guerra tinha sido um rito de passagem entre a ligação cortada com a história e a reinvenção das suas texturas e cores. Não me sinto representado no cinema feito em África", acrescenta  o responsável pelo filme, que adianta ainda que esta "é uma narrativa africana muitas vezes inédita: o conto dos sem terra, dos fantasmas errantes que procuram eternamente por si mesmo no meio das poeiras da memória".

Nesta estreia comercial, Porto e Lisboa receberão ainda duas sessões especiais com a presença de Carlos Conceição e de oradores convidados. No dia 25 de novembro será o Cinema City Alvalade a receber o realizador e alguns convidados. Já no dia 29, o Cinema Trindade, no Porto, contará com a presença de Carlos Conceição e o orador convidado Daniel Ribas.

O filme estará em exibição nas seguintes salas:

. Cinema City Alvalade

. Cinema Trindade (Porto)

. Cinemas NOS - Alma Shopping (Coimbra)

. Cinema City Setúbal

. Cinema City Leiria

. Cineplace C.C.C. Portimão

. Cineplace LoureShopping, Loures

. Cineplace La Vie, Caldas da Rainha

. Cineplace Nova Arcada, Braga

. Cineplace Serra Shopping, Covilhã

. Cineplace MadeiraShopping, Funchal

. Cineclube Tavira