Header Ads

"Teatro Negativo" em cena no Teatro Taborda em Lisboa nos dias 26 e 27 de novembro

Foto: Direitos Reservados

Esta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de novembro, o Teatro Taborda, em Lisboa, acolhe a estreia da peça Teatro Negativo. Com direção artística e encenação de Carlos J. Pessoa, o espetáculo leva ao público a interpretação de 18 textos escolhidos por Alberto Velho Nogueira, autor de um livro que partilha do mesmo nome da peça e onde a escrita experimental é o elemento diferenciador.

"Este projeto será uma viagem muito imagética e sinestética onde apresentaremos ideias, formas e disformas, num texto que renuncia ao literário". É desta forma que o ator Diogo Tomaz resume em declarações ao Fantastic a peça na qual, para além do autor da obra em que o espetáculo se baseia e dos atores, estarão também em palco "mesas, com objetos heteróclitos e eletrodomésticos, que servem a ideia de laboratório, de experiência laboratorial, porventura de autópsia, de adivinhação oracular ou de banquete insólito".

Com música e composição de Daniel Cervantes, fazem parte do elenco de Teatro Negativo os atores Diogo Tomaz, Mariana Índias e Ana Dias. O projeto surge no âmbito da conclusão do estágio associado ao Mestrado da Escola Superior de Teatro e Cinema. A sinopse aponta ainda que "as palavras ditas de Alberto Velho Nogueira, a arquitetura meticulosa dos seus textos, de uma ociosidade prodigiosa desencadeia sons, ritmos, imagens, texturas, formulações e água na boca; sensações misturadas que borbotam o vislumbre de formas dinâmicas, de enlaces narrativos, de um potencial mítico, fílmico e figurativo, que se concluía, na opção de encenação, no regresso à Grécia de três proto personagens". São elas Ulisses (Diogo Tomaz), Penélope (Mariana Índias) e Calipso (Ana Dias).

A peça que consiste na concretização de um conjunto de paisagens cénicas suscitadas pela escrita experimental do autor vai estar em cena no Teatro Taborda a 26 de novembro e a 27 de novembro, pelas 19h30. O espetáculo tem cerca de 60 minutos de duração e é indicado para maiores de 14 anos.