Header Ads

Especial “Quero é Viver” | Fernando Rodrigues, Pedro Hossi, Cleonise Malulo, Susana Arrais e Margarida Corceiro

Foto: Direitos Reservados/Instagram/Cast39/João Silveira Ramos/Tiago Sales

A nova novela da TVI, Quero É Viver, estreou no passado dia 3 de janeiro. O projeto conta com Joana Seixas, Sara Barradas, Fernanda Serrano e Rita Pereira enquanto protagonistas, no papel de irmãs, numa história escrita por Helena Amaral a partir de um original chileno, Casa de Muñecos. O Fantastic esteve à conversa com Fernando Rodrigues, Pedro Hossi, Cleonise Malulo, Susana Arrais e Margarida Corceiro, alguns dos atores que compõem o elenco da produção.

A ação da novela começa quando a matriarca de uma família, Ana (São José Lapa), descobre que está com Alzheimer e decide escondê-lo, separar-se após cinquenta anos de casamento e começar a viver plenamente o tempo que lhe resta de lucidez. A doença acaba também por afetar todo o meio familiar, em particular ao seu marido Sérgio (Fernando Rodrigues) e às suas quatro filhas: Natália (Fernanda Serrano), Irene (Joana Seixas), Maria (Rita Pereira) e Olga (Sara Barradas), que começam a questionar a aparente felicidade e estabilidade em que vivem.

Fernando Rodrigues será o patriarca da família, Sérgio Telles Lobo. Em declarações exclusivas ao Fantastic, confidenciou que “apesar de não ter ainda muita informação acerca do que viria a ser este novo projecto”, o que ouviu entusiasmou-o de imediato e não demorou “a dizer sim”, tendo ficado muito feliz quando percebeu que confiavam em si “para interpretar esta personagem” que tanto o fascina. De acordo com o ator, "a novela irá primar pela dinâmica intensa da narrativa, onde os conflitos não são meros conflitos de circunstância mas sim referentes a aspetos preponderantes e fundamentais das experiências de vida em coletivo e individualmente.”.

O ator salienta ainda “a qualidade do guião”, que é “entusiasmante”, bem como “a alta qualidade dos meios humanos e materiais postos ao serviço do projeto”. A sua personagem, Sérgio Telles Lobo, é casado com Ana e pai de quatro filhas. De acordo com Fernando, Sérgio “adora-as, mas sente alguma frustração por não ter tido um filho”. O ator contou-nos ainda em exclusivo que Sérgio “é dono e fundador de uma agência de publicidade de grande sucesso, que muito se deve ao seu carisma e às suas ideias mirabolantes.”. “É uma personagem que não parará de surpreender o espectador com a sua visão peculiar acerca, quer da existência, quer da vida familiar e social.

Na nova história da TVI, Pedro Hossi (Santiago), será casado com Irene (Joana Seixas), uma das quatro irmãs protagonistas da história. Ao Fantastic, o ator contou que “este é um projeto que se quer ganhador", uma vez que "todos os envolvidos querem que esta novela seja um grande sucesso", adianta. "Somos um grupo coeso que acredita estar a fazer algo especial. Acho que há aqui uma tentativa de inovar, de fazer melhor", acrescenta ainda Pedro Hossi, que nos confidenciou que o que move a sua personagem é a vontade de “ser muito ser feliz”

Santiago e Irene trabalham na agência de publicidade de Sérgio (Fernando Rodrigues) e terão Beatriz (Laura Seiça) e Sebastião (Salvador Pires) como filhos. Sabe-se ainda que Cleonise Malulo (Ivanilda) fará também parte do núcleo desta família. Em declarações ao Fantastic, a atriz contou que encarou este desafio com “muita alegria e surpresa”, tendo como personagem “uma mulher com muitas qualidades e muito batalhadora.”

Duarte Pinho e Melo será Guilherme, filho das personagens interpretadas por Rui M. Silva e Susana Arrais (Sofia). A atriz admitiu estar “muito feliz de poder integrar o elenco de Quero é Viver e muito otimista com o bom trabalho que [o elenco] pode fazer”, tendo ficado entusiasmada com “a equipa de coordenação, realização, produção e direção de atores”. “Acho que temos aqui um conjunto de fatores que podem fazer desta mais uma novela de sucesso.”, revelou ainda ao Fantastic.

Susana confidenciou-nos também que esta novela traz “uma mensagem de esperança. Muito centrada nas mulheres, mas principalmente na natureza humana”, com todas as suas “forças e fraquezas.”. “Uma das coisas que me agrada e sinto como distinto, é ter uma protagonista sénior que «quer é viver»” e que poderá ser “uma inspiração para muitas pessoas, em particular mulheres, que principalmente nesta altura em que têm estado muito isoladas e sós, podem sentir-se motivadas a alavancar as suas vidas com esperança.”

Sofia, a personagem interpretada por Susana Arrais, é “uma mulher que como tantas, que se dedica ao trabalho e faz de tudo para que o seu filho [Guilherme, interpretado por Duarte Pinho e Melo] possa estudar e tenha uma vida melhor do que a dos pais. Ama o seu marido e têm uma relação saudável, bem-disposta e frontal". Com uma personagem que se descreve como “trabalhadora do serviço doméstico profissional e certificada”, Susana Arrais contou-nos ainda que Sofia é “sindicalista e preocupa-se com as condições de trabalho da sua classe. Gosta do que faz e faz bem, irrita-se com quem dá mau nome à classe, mas luta por todos.”.

Já a personagem de Thiago Rodrigues (Gabriel) será pai de Rita, interpretada por Margarida Corceiro. A atriz revelou ao Fantastic que lhe descreveram o projeto como “uma história bastante envolvente” onde teria um papel que a tiraria da sua “zona de conforto”, ideia que lhe agradou. 

“Só facto de a história vir abordar uma doença tão presente nos nossos dias, como o Alzheimer, já é bastante importante, na minha opinião. Desde que comecei a fazer novelas que fui ganhando mais consciência sobre a sua importância na transmissão de mensagens ao público, de uma forma mais leve, mas que acaba por chegar «ao outro lado». E, neste caso, mesmo que nem todas as pessoas vivam de perto com a doença, têm aqui a possibilidade de saber acompanhar, de poder estar alerta e de perceber as diferentes formas de atuação perante esta realidade.”, confessou a atriz.

Margarida Corceiro acrescentou ainda que esta é uma novela que a desafia “porque exige uma construção de personagem bastante diferente do habitual”. A sua Rita “tem um feitio bastante particular (…) é alguém de ideias fixas, manipuladora e não muito equilibrada. Vive constantemente insatisfeita e só descansa quando alcança o que pretende. É rebelde e não tem problema nenhum em assumi-lo.”.