Header Ads

Diogo Morgado: "As personagens de «Irregular» surgem na tentativa de criar um puzzle que vai sendo resolvido"

Foto: Direitos Reservados
Irregular é o mais recente filme da autoria dos irmãos Diogo e Pedro Morgado, que já está em exibição nas salas de cinema do país. Ainda que a longa-metragem tenha sido gravada há cerca de dois anos, o elenco garante que o tema abordado permanece atual. A película realizada por Diogo Morgado contou apenas com o apoio financeiro de entidades privadas e está agora dependente das bilheteiras. O Fantastic assistiu à antestreia de Irregular e falou em exclusivo com o realizador e alguns dos atores que compõem o elenco.

"Qual era a pior coisa que podia acontecer a mim e a ti?". Esta foi a pergunta que o realizador Diogo Morgado fez ao seu irmão e que acabou por servir de premissa para a concretização de Irregular. Como a resposta de ambos remetia para qualquer coisa de mal que pudesse acontecer aos seus filhos, a dupla que escreveu o filme decidiu relatar a história de um homem que está desesperado à procura da família. Esse homem é Gabriel, personagem interpretada por Pedro Teixeira, que numa fase inicial vive uma vida feliz. A sinopse avança que "a sua vida colapsa quando vê a filha ser raptada". "Ao chegar a casa percebe que a mulher também foi sequestrada e que no seu lugar está agora outra mulher e uma criança que ele nunca viu", prossegue o resumo do filme.

Foto: Direitos Reservados

Num filme onde a surpresa e o suspense reinam do início ao fim, é a atriz Carla Chambel quem nos contou que o seu maior desafio passou por "manter um certo mistério na personagem, ou seja, não revelar tudo logo desde início". A atriz disse ainda ao Fantastic que aceitou de imediato o convite para participar no projeto, uma vez que assim que leu o guião "houve logo coisas muito claras". A atriz que dá vida a Cristina destaca ainda a importância de Diogo Morgado ter arriscado nesta longa-metragem. "Admiro imenso este lado de arriscar que o Diogo tem, esta coragem que é avançar com um projeto quer tenha ou não apoios". "Sinto-me muito orgulhosa por fazer parte deste projeto", sublinha.

Quem também se sente orgulhoso por esta oportunidade é Pedro Teixeira, cujo papel é fortemente elogiado por Diogo Morgado. O realizador chega inclusivamente a explicar que "as personagens e o seu caminho surgem na tentativa de criar um puzzle que vai sendo resolvido ao longo do tempo". Uma das irregularidades deste filme consiste no facto de todas as personagens terem o mesmo destaque, ou seja, todo o elenco acaba por desempenhar um papel principal. 

Foto: Direitos Reservados

Enquanto o Fantastic assistia à película em conjunto com os atores, foram vários os momentos em que os elementos da imprensa que estavam na plateia tiveram oportunidade de ouvir algumas reações que o elenco ia tendo quando eram exibidas determinadas cenas. Entre risos e pequenas conversas, rapidamente percebemos que o ambiente entre os atores nas gravações foi muito bom. "É uma maravilha", diz-nos Pedro Teixeira. "Nós tivemos não só em Lisboa, como também gravámos no Algarve e noutras zonas do país, pelo que criámos ali uma proximidade muito grande entre todos", prossegue. "Estivemos todos a puxar para o mesmo lado e quando é assim as coisas acontecem de uma forma especial e acabamos por ficar muito ligados", conclui Pedro Teixeira, em declarações ao Fantastic.

Maria Botelho Moniz foi uma das atrizes que que não esteve presente no período da manhã em que foi exibida esta antestreia de Irregular. No entanto, a sua ausência foi justificada com o seu trabalho enquanto apresentadora no programa Dois Às Dez, da TVI. Ainda assim, a atriz e apresentadora esteve à conversa com o Fantastic e avançou que o facto de interpretar uma agente da polícia exigiu uma preparação um pouco diferente da habitual. "Esta mulher tem uma forma diferente de andar, falar e de se movimentar, para além de ter uma forma diferente de fazer o seu raciocínio porque para ela tudo é uma possível ponta solta e uma possível peça de um puzzle, pelo que está numa constante caça ao tesouro".

Foto: Direitos Reservados

Após a estreia oficial de Irregular ter sido adiada, apenas dois anos depois o filme fica finalmente disponível para todo o público. É por isso que os vários atores com quem conversámos apelaram a que os portugueses se deslocassem às salas de cinema para ver esta produção nacional. Destaque ainda para Laura Barbosa, que considera que "fazer cinema em Portugal é uma dádiva porque no nosso país é quase inexistente", pelo que garante que para si a sétima arte e o teatro são o "expoente máximo".

Podes ver aqui o trailler de Irregular, uma longa-metragem que segundo Diogo Faria "traz questões sociais que são importantes de ser faladas". "Acho que nesse aspeto o filme pode ser intemporal porque se refere a coisas que a dada altura da nossa vida vamos viver inevitavelmente porque todos nós já passámos por traumas e angústias". Para além de Pedro Teixeira, Maria Botelho Moniz, Carla Chambel, Laura Barbosa e Diogo Faria, também Margarida Serrano, Júlia Belard, João de Carvalho e Salvador Pires integram o elenco desta produção.