Header Ads

Documentário sobre Ljubomir Stanišić estreia no Festival “Porto / Post / Doc”

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh54pEa4aqsDalURDoVerknxKnMwJzzRYNCBXJvxknn6fn3r054pDmhDHANjR8CokZcDjUMjRj4L9bsbUusikul38xxTmE6Emz3CZISCX0nS1W1Ba4G5XPxO6aDpHFMANAaFTjVK8Pd3j4/s1300/D6657A8B-F3CC-4D26-8677-14EB1A1B010C.jpeg
Foto: Direitos Reservados

No próximo domingo, dia 21 de novembro, o documentário Ljubomir Stanišić – Coração na Boca estreia-se no grande ecrã, ao ser exibido no Grande Auditório do Teatro Rivoli no âmbito do Festival "Porto / Post / Doc".  Esta é a primeira longa-metragem de Mónica Franco, que realiza, produz e assina o argumento.

Depois de ter sido exibido originalmente em formato minissérie na plataforma de streaming OPTO SIC (na qual ainda se encontra disponível na íntegra), o filme sobre o conhecido chef chega agora ao circuito dos festivais num novo formato.

Na longa-metragem de 100 minutos, condensam-se 10 anos de rodagem. Entre 2010 e 2020, entre Portugal e Sarajevo, entre as portas da cozinha e as múltiplas janelas da vida do chefe nascido na Bósnia, fala-se de “sonho americano” tornado realidade na Europa. De um emigrante que, fugido de uma guerra demasiado recente, descobriu em Portugal a paz e o estrelato.

É um olhar sobre a vida do miúdo rebelde que atravessou a Europa com pouco mais 100 euros no bolso e 20 anos depois é proprietário de dois restaurantes em Lisboa e um sucesso mediático. Um registo documental sobre a cozinha e o chefe de cozinha, mas também sobre um “refugiado” que ultrapassou o estigma de emigrante com a força do trabalho.

Ljubomir Stanišić – Coração na Boca é "uma peça com ritmos díspares, marcados pela música original de Rodrigo Leão e The Legendary Tigerman, cheia de energia e adrenalina, mas também com pausas para engolir em seco", avança a SIC. Depois da estreia no “Porto / Post / Doc”, o documentário deverá seguir para o circuito internacional de festivais de cinema.