Header Ads

União Audiovisual leva documentário ao Cinema São Jorge

https://mutante.pt/wp-content/uploads/2021/09/unnamed-1-copy-1.jpg
Foto: Direitos Reservados

Nínguêm Fica Para Tráz é o nome do documentário produzido pela União Audiovisual que vai estrear no próximo dia 5 de outubro no Cinema São Jorge. O projeto foi desenvolvido para que a associação consiga continuar a assegurar a distribuição de bens alimentares pelas famílias dos profissionais da cultura que estão a enfrentar dificuldades financeiras. Para além do documentário que vai ser exibido em várias salas do país em outubro, a União Audiovisual está também a criar novos projetos para garantir que este apoio solidário vai para lá da pandemia.  

Depois de leres o lead deste artigo, podes ter ficado a pensar que o nosso site escreveu o nome do filme de forma incorreta. No entanto, o título é mesmo Ninguêm Fica Para Tráz, mas só quem for assistir ao documentário ficará a perceber o propósito dos erros ortográficos. A obra realizada por Nuno Pires Pereira conta com testemunhos de alguns voluntários da União Audiovisual que explicam como correu o primeiro ano de atividade da associação. 

A estreia está marcada para o próximo dia 5 de outubro no Cinema São Jorge, pelas 18h, mas há mais sessões espalhadas pelo país. A 6 de outubro, a película entra pelo ecrã do Cine Incrível em Almada, seguindo-se o Cine Clube de Faro no dia 8, Auditório Soror Mariana (Évora) dia 13, Arrábida Shopping Cinemas UCI (Gaia) dia 14, Salão Brasil (Coimbra) dia 15, Auditório Municipal da Lourinhã dia 22, Cave Avenida (Viana do Castelo) dia 23 e a 27 de outubro o filme regressa à capital para uma sessão no Doc Lisboa. Aqui, o dinheiro não é chamado porque os bilhetes são obtidos em troca de bens alimentares. 

Esta é uma forma de a União Audiovisual conseguir assegurar a entrega de cabazes de bens alimentares às famílias de profissionais do setor da cultura. Ainda que o projeto tenha surgido com o objetivo de garantir aos técnicos e artistas algum apoio durante a pandemia, Ricardo Queluz explicou à Agência Lusa que a União Audiovisual pretende alargar a sua atividade. É por isso que os voluntários estão agora a trabalhar na criação da Casa do Técnico (projeto semelhante à Casa do Artista) e na construção de um espaço cultural.

Podes ver aqui o trailer do documentário Nínguêm Fica Para Tráz. Esta é uma longa-metragem da União Audiovisual, um projeto que começou no início da pandemia e que este ano se consolidou como uma associação para dar a possibilidade de gerir os donativos financeiros que têm sido recebidos e canalizados para a compra de bens alimentares.