Header Ads

Realizador português Gonçalo Almeida vence prémio no Fantastic Fest 2021

Foto: Direitos Reservados
A Rapariga de Saturno é o nome da curta-metragem que deu a Gonçalo Almeida o prémio de Melhor Realizador, na secção Shorts With Legs do festival de cinema Fantastic Fest. A edição de 2021, daquele que é um dos maiores festivais de cinema nos Estados Unidos, decorreu ao longo da última semana de setembro no Texas. Após este prémio, o cineasta português prepara-se para levar A Rapariga de Saturno até França, onde nos dias 15 e 16 de outubro vai ser apresentado no Festival International du Film de La Roche - Sur - Yon.

"Posso adiantar que se passa no Alentejo e que gira em redor de um acontecimento cósmico que altera a vida de um rapaz para sempre". Esta é a única informação que o realizador Gonçalo Almeida revela ao nosso site, visto que a película ainda não teve nenhuma estreia em Portugal. Com dezenas de prémios acumulados, o autor de A Rapariga de Saturno foi também distinguido na última edição dos Prémios Sophia com o prémio de Melhor Cartaz para o filme Faz-me Companhia, de 2019. 

No que diz respeito à sua recente conquista, o realizador conta-nos que se sente "honrado pelo reconhecimento", ainda que em 2017 tenha sido distinguido de forma semelhante com o filme Thursday Night, para além de ter também marcado presença na edição de 2019 do Fantastic Fest para estrear a sua primeira longa-metragem intitulada Faz-me Companhia. Dois anos depois, Gonçalo Almeida regressa mais uma vez dos Estados Unidos com um prémio na mão. "Desde o filme Thursday Night que sinto que o meu trabalho tem vindo a ser cada vez mais honesto, ou seja, mais parecido comigo próprio e menos parecido com os outros artistas que tinha como referência", sublinha.

Apesar de trabalhar no universo do cinema, foi em design gráfico que se licenciou. Depois de ter trabalhado durante alguns anos como freelancer, saiu de Santiago do Cacém e foi para Londres estudar cinema na London Film School. Mais de uma dezena de obras marcam a filmografia do realizador, que se encontra agora a preparar a sua segunda longa-metragem chamada Tudo Parece Perfeito. Ao Fantastic, o autor adiantou que este novo projeto é "um documentário que explora o mundo de nove figuras da música nacional".

Resta agora aguardar a estreia portuguesa de A Rapariga de Saturno, que, tal como afirma Gonçalo Almeida, trata-se de um filme "constituído por memórias de momentos que fazem parte do imaginário comum que partilho com as pessoas que conhecem e cresceram no litoral alentejano".