Header Ads

Henrique Prudêncio: "Esta é a minha forma de mostrar o impacto que o Ethno tem na vida das pessoas"

Foto: Direitos Reservados

O realizador Henrique Prudêncio está desde 2018 a produzir um documentário de duas horas sobre o Ethno, um festival com mais de 30 anos de existência que surgiu na Suécia e agora percorre o mundo. Cada edição junta mais de 50 artistas de vários países para, em conjunto, aprenderem as melodias características de cada região e apresentá-las num concerto ao vivo. O documentário chamado Ethno - The Sound Of Family está agora em fase de pós produção e o realizador Henrique Prudêncio esteve à conversa com o nosso site para adiantar mais detalhes acerca deste projeto.

"No verão de 2018, 60 pessoas de todo o mundo conheceram-se em Castelo de Vide, na residência musical Ethno Portugal, para criar um concerto de orquestra em apenas 10 dias". Esta é a informação que consta na sinopse disponível no site oficial da produtora independente Onírico Filmes. Inicialmente, Henrique Prudêncio esteve apenas ligado ao evento enquanto voluntário da equipa de vídeo, no entanto, foi surpreendido pela "intensidade e espírito de união" que existia entre todos os participantes. 

A "intensidade e espírito de união" foram o mote para o cineasta português descobrir que "tinha de fazer um filme não apenas sobre o conceito do Ethno, mas sobre as relações humanas que lá se formaram", tal como afirma ao Fantastic. Quem também não resistiu aos encantos dos músicos presentes na edição de 2018 do Ethno Portugal foi Matilde Real. Se numa primeira fase assumia a função de operadora de som, com o passar do tempo a sua figura, "que ao início é invisível, acaba por entrar cada vez mais em destaque". "Ao longo dos dias ela não conseguia deixar de bailar, cantar e socializar com eles, deixando o cargo de documentarista para trás", sublinha o realizador.

Foto: Direitos Reservados
Apesar de o evento ter contado com a participação de 60 músicos, "para melhor perceber as relações humanas que se formam no Ethno", Henrique Prudêncio decidiu apenas focar a sua atenção em quatro artistas, que acabaram por ser aqueles com quem desenvolveu uma maior ligação. Um desses músicos é natural do Curdistão, outro da Grécia, da Argentina e ainda um outro de origem portuguesa. "Esta é a minha forma de mostrar o impacto que o Ethno tem na vida das pessoas", esclarece-nos o autor.

Um dos grandes objetivos de Henrique Prudêncio passa por ter a oportunidade de mostrar o seu filme em festivais de cinema pelo mundo fora, bem como "conseguir meter toda a gente envolvida numa sala de cinema a reviver aquelas memórias". Ainda assim, é preciso primeiro transformar 60 horas de vídeo em apenas duas. O realizador tem uma justificação para ter de levar tantas horas de vídeo para a edição: "eu sou um documentarista observacional que grava muito porque quero poder estar lá quando acontece aquele momento importante". 

A organização é uma das chaves do sucesso e é por isso que o produtor e realizador criou recentemente um crowdfunding para ajudá-lo a fazer deste projeto a sua prioridade durante quatro meses. A meta passa por atingir um total de 3 mil euros, sendo que 2200 euros iriam permitir pagar o seu salário durante os meses dedicados à pós produção do documentário, 500 euros para assegurar uma sessão privada de cinema e entregar posters autografados aos que contribuíram com meios monetários para o financiamento do projeto e, por fim, 300 euros para assegurar a comissão do IndieGogo, a plataforma onde está a decorrer o crowdfunding, ao qual podes aceder aqui.

Fundador da produtora Onírico Filmes e com formação em vídeo e cinema documental, Henrique Prudêncio pretende terminar a fase de pós produção do documentário o mais breve possível para apresentar o seu trabalho ao público. Podes ver aqui o trailer da longa-metragem Ethno - The Sound of Family