Header Ads

"Severa - O Musical" é a aposta da RTP1 para este sábado à noite

https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/39233_58810_17628.jpg?amp;w=270
Foto: Direitos Reservados

Severa - O Musical, um espetáculo encenado por Filipe La Féria, é a aposta da RTP1 para a noite de sábado, dia 11 de setembro. O musical que se assume como "a alegoria perfeita do labirinto de paixões e conflitos que marcou o Fado" tem início às 22h21 e vai para o ar depois do último episódio de É Urgente O Amor.

Severa - O Musical revisita "de uma forma contemporânea e surpreendente" a vida de Maria Severa Onofriana, o maior mito da História do Fado. Meretriz, cigana e cantadeira, marginal e transgressora, unanimemente considerada a criadora e fundadora do Fado, a sua história evoca os amores do Conde Vimioso, aristocrata marialva e boémia.

Vinda com o seu cantar das ruas e vielas, das tabernas, das esperas de touros, das casas de meia-porta, das esferas mais desfavorecidas da Lisboa oitocentista, a célebre cantadeira é uma referência e símbolo da mitologia fadista cantada em poema de fados, no Teatro, no Cinema, nas artes visuais. O mito da Severa teve origem no romance de Júlio Dantas transportado para a tela no primeiro filme sonoro português por Leitão de Barros, em 1930.

Este espetáculo conta com um vasto elenco de atores, cantores e bailarinos, dos quais se destacam nomes como Anabela, Filipa Cardoso, Carlos Quintas, Fernando Gomes, Yola Dinis, Filipe de Albuquerque, Bruno Xavier, Cristina Oliveira, João Frizza, Francisco Sobral, Dora, Ricardo Soler, Rosa Areia, Carina Leitão, Carla Vasconcelos, Rui Vaz e David Gomes.