MOTELX 2021 - Filmes portugueses e clássico de animação de Hayao Miyazaki em destaque este sábado
Foto: Meu Castelo, Minha Casa, de José Mira (Direitos Reservados) |
Este sábado, o terror continua a invadir Lisboa e há sessões para todos os gostos. Da hilariante comédia negra, mas não menos sangrenta, Some Like it Rare, de Fabrice Eboué, às várias curtas e longas-metragens portuguesas, e passando pela aventura mágica de Chihiro em Spirited Away, o clássico de Hayao Miyazaki que comemora este ano o seu 20º aniversário, há muito para ver neste dia 11 de setembro no MOTELX. O Fantastic apresenta-te todos os destaques para hoje.
Num
dia em que as curtas-metragens portuguesas ganham destaque no MOTELX, o
sábado começa com uma sessão de curtas portuguesas em competição que
serão exibidas às 13h00, na Sala 2 do Cinema São Jorge. O Nosso Reino, Sombra, Por Um Punhado de Trocos, Os Abismos da Alma, Cabra Cega e Misericórida são as produções que compõem esta sessão. À mesma hora, a Sala 3 recebe mais um Curtas ao Almoço, com a exibição de seis filmes internacionais.
Ao longo da tarde, há ainda espaço para ver mais filmes em português. Às 16h00, na Sala 3 do Cinema São Jorge passam A Mulher que Viveu Três Vezes, de Carlos Alberto Carrilho e Straight to VHS, de Emilio Silva Torres. Pelas 18h30, Meu Castelo, Minha Casa, de José Mira é exibido na Sala Manoel de Oliveira, na mesma sessão em que passa a longa-metragem Gaia, de Jaco Bouwer. Destaque ainda para a exibição de Inferno, longa-metragem portuguesa de Joaquim Leitão, que passa às 18h15 na Sala 3.
Foto: Direitos Reservados |
MOTELX celebra 20 anos de Spirited Away de Hayao Miyazaki
Às 15h00, a Sala Manoel de Oliveira recebe um dos clássicos de animação de Hayao Miyazaki. Integrado na secção Lobo Mau, o MOTELX exibe Spirited Away, no ano em que a longa-metragem celebra 20 anos. O filme mantém-se como uma das animações mais premiados de sempre, incluindo o Urso de Ouro em Berlim e o Óscar de Melhor Filme de Animação.
Um túnel misterioso e uma cidade-fantasma conduzem a jovem Chihiro e a sua família à terra dos espíritos, povoada por deuses e monstros, e governada pela gananciosa Yu-Baba. Depois de comerem uma refeição proibida, os pais de Chihiro são castigados e transformados em porcos. Para os tentar salvar ela terá que renunciar o seu nome e prestar serviço no mundo dos espíritos.
Aborrecida e desinteressada de início,
Chihiro vai encontrar na sua viagem amigos e aliados, descobrir uma
força interior e estabelecer uma identidade no estranho mundo em que se
encontra encurralada. Mas será que ela vai conseguir recuperar o seu
nome e regressar a casa?
Foto: Direitos Reservados |
Willy's Wonderland marca regresso de Nicolas Cage ao cinema de terror
The Deep House, de Julien Maury e Alexandre Bustillo Secção, em competição para o Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia, é projetado às 21h10 na Sala Manoel de Oliveira. Na mesma sessão, poderás ver ainda a curta-metragem A Máscara dos Porcos, de Tiago Pimentel. Na mesma sala, Someone Like it Rare, de Fabrice Eboué, é exibido à meia-noite, juntamente com a curta-metragem Oblívio de Ricardo M. Leite.
Destaque ainda para os filmes que passam na Sala 3. Às 21h50 é projetada Knocking, a primeira longa-metragem de Frida Kempff, adaptada de um conto
chamado Knocks, de Johan Theorin. O filme põe-nos no lugar da protagonista e centra-se na ideia de
quem controla a verdade. Na mesma sala, mas às 00h15 passa Willy's Wonderland, de Kevin Lewis, um filme que marca o regresso de Nicolas Cage ao terror, depois de Mandy e Color Out of Space.
Vê a programação completa para este dia 11 de setembro clicando aqui.
Comente esta notícia