Realizador russo Klim Shipenko autorizado a gravar primeiro filme no espaço
Foto: Direitos Reservados |
O realizador russo Klim Shipenko recebeu luz verde para gravar a primeira longa-metragem no espaço. No entanto, o cineasta vai fazer-se acompanhar pela atriz Yulia Peresild, bem como pelo cosmonauta Anton Shkaplerov. Os três elementos que vão participar nas filmagens vão dar início à viagem a 5 de outubro e permanecem durante 12 dias na Estação Espacial Internacional.
É um feito histórico. Pela primeira vez, uma produção cinematográfica vai ser gravada no espaço. Se até aos dias de hoje todos os filmes que envolviam o espaço recorriam sempre a efeitos especiais, a Rússia vai ser pioneira neste que será um novo avanço na indústria do audiovisual. Foi o Centro de Preparação de Cosmonautas quem informou que Klim Shipenko, Yulia Peresild e Anton Shkaplerov estavam "aptos para o voo especial".
Ainda assim, até receberem o aval da comissão médica, todos tiveram de aprender os sistemas de bordo do foguetão Soyuz MS-19 em que voarão e do segmento orbital russo da Estação Espacial Internacional. A preparação começou em maio e na formação de voo, o realizador e a atriz tiveram de se habituar às condições de gravidade zero na Estação Espacial Internacional e aprender como reagir em caso de aterragem de emergência na água quando regressarem à Terra.
O Desafio é o nome provisório da longa-metragem que marca o início de uma nova Era no mundo do cinema. Sobre a película, sabe-se apenas que vai retratar a história de uma cirurgiã que precisa de operar um cosmonauta doente para voltar à Terra o mais depressa possível. A atriz russa Yulia Peresild foi a escolhida para protagonizar a trama de Klim Shipenko. Recorde-se que a atriz é uma das mais famosas da Rússia e estreou-se em 2006 no cinema com o filme Bride (Olya Rodyashina), apesar de anteriormente ter feito trabalhos em televisão. Na altura dos castings para o filme, a televisão russa abriu um concurso para escolher o protagonista e a sua equipa, tendo concorrido às vagas mais de 3 mil pessoas.
A viagem ao espaço está prevista para o início de outubro e Moscovo luta contra o tempo para concluir este feito na história do cinema antes da concorrência americana. Isto porque os norte-americanos também estão a desenvolver um projeto semelhante que vai contar com a presença do ator Tom Cruise.
Comente esta notícia