Igor Sampaio nasceu em Ponta Delgada, a 29 de dezembro de 1944, tendo-se estreado profissionalmente em 1967. Nos seus últimos de vida, trabalhou sobretudo em teatro, com o teatro A Comuna, tendo participado mais recentemente em peças como As artimanhas de Scapin (2020) ou Os apontamentos de Trigorin (2018). 

Ao longo da sua carreira, deu vida a personagens no palco em espetáculos como como A cabeça do Baptista, Laço de sangue, Sacrilégio, O rapto das cebolinhas, Até parece mentira, O bombo da Festa, E tudo S. Bento levou e Rei capitão soldado ladrão.

Em televisão, interpretou dezenas de papéis, em séries e novelas.  O seu último projeto no pequeno ecrã foi na novela Espelho D'Água, da SIC, em 2018, na qual participou em apenas seis episódios. Mulheres, da TVI, foi a novela na qual integrou o seu último papel de longa duração, tendo participado no projeto do início ao fim. A telenovela emitida originalmente em 2014 está atualmente em reposição nas noites do canal.

Igor Sampaio conta ainda na sua carreira com projetos televisivos como “Mau tempo no canal”, “A Banqueira do Povo, A Mulher do Senhor Ministro, Ballet Rose, Lusitana Paixão, Pai à Força, Equador, Morangos com Açúcar, Super Pai, Mundo Meu ou Laços de Sangue, entre outros.