Header Ads

IndieLisboa 2021: Curtas-metragens em destaque esta sexta-feira, dia 3 de setembro

Foto: Transportation Procedures For Lovers, Helena Estrela (Direitos Reservados)

A poucos dias do encerramento da edição de 2021 do IndieLisboa, os programadores do festival prepararam várias sessões dedicadas às curtas-metragens nacionais e internacionais. Para além da reposição das Competições de Curtas Nacionais 4 e 5, o público vai ficar ainda a conhecer algumas novidades no que toca a filmes de curta duração produzidos fora de Portugal. As longas metragens também não ficam de fora e o Grande Auditório da Culturgest vai receber o filme da portuguesa Susana Nobre intitulado No Táxi de Jack.

A quarta sessão da Competição Internacional de Curtas é um dos destaques desta sexta-feira. Bambirak, de Zamarin Wahdat, vai marcar o arranque da sessão prevista para as 19h, no Grande Auditório da Culturgest. O filme retrata a temática do racismo através da história de um pai, que trabalha na entrega de encomendas, e de uma filha que decide entrar às escondidas na carrinha do seu progenitor para passar mais tempo com ele. Ainda assim, a sinopse adianta que pai e filha vão ser surpreendidos por "um momento de racismo encapotado" que testa a relação dos dois. 

Keep Shiftin' integra também a Competição Internacional de Curtas 4 e trata-se de um documentário que explora o dia a dia dos trabalhadores de uma fábrica na fronteira entre a Alemanha e a República Checa. A película é da autoria da realizadora Verena Wagner. Destaque para a curta Places, de Vytautas Katkus, cujo texto de apresentação indica que "dois amigos dão um último passeio cúmplice onde expandem o tempo, evitando a despedida". 

Foto: Places, Vytautas Katkus (Direitos Reservados)
Apesar de esta competição ser destinada a produções internacionais, a curta-metragem Transportation Procedures For Lovers, da portuguesa Helena Estrela, foi também incluída neste painel. A fechar a sessão, os espectadores são levados a conhecer o universo de Jérémy Van Der Haegen através do filme Nuits Sans Sommeil. Produzido na Bélgica e em França, a obra conta a história de uma família em que o pai é dominador, a mãe mostra-se sempre distante, a filha adolescente vive com inseguranças em relação ao seu namorado e o filho mais pequeno encontra-se num "limbo identitário".  

A pensar em todos os fãs de curtas-metragens, a entidade promotora do festival incluiu ainda no alinhamento desta sexta-feira a Competição Internacional de Curtas 5. Vão ser exibidos um total de quatro películas, com destaque para a produção da espanhola Marina Palacio. Intitulado Ya No Duermo, o documentário realizado no país vizinho conta-nos a aventura de Miguel e do seu tio, que estão a fazer um filme de vampiros em conjunto. Push This Button if You Begin to Panic - Gabriel Bohmer; The Pleasents Effect - Pete Levine e Thank You - Julian Gallese irão também entrar pelo ecrã do Pequeno Auditório da Culturgest, pelas 21:30h.

No Taxi de Jack em destaque na noite da Culturgest

Ainda que o alinhamento do 14º dia do Festival Internacional de Cinema IndieLisboa integre muitas curtas-metragens, isso não significa que os amantes dos filmes de longa duração não tenham o seu espaço. A portuguesa Susana Nobre vai ver a sua película No Taxi de Jack a ser exibida no Grande Auditório da Culturgest, às 21:45h. A obra que está na Competição Nacional relata o passado de Jack, também conhecido por Joaquim Calçada. O antigo mecânico de aviões emigrou para Nova Iorque antes do 25 de Abril, onde trabalhou como motorista de táxi. Agora de novo em Portugal, Jack partilha os encantos da sua história de vida pelas ruas de Alhandra, em Vila Franca de Xira. 

Foto: No Taxi de Jack, Susana Nobre (Direitos Reservados)

Clica aqui para veres a programação completa de sexta-feira, 3 de setembro

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nas bilheteiras físicas.