Header Ads

"North Music Festival" é novamente adiado devido "à ausência de um parecer concreto e final da DGS"

https://media-manager.noticiasaominuto.com/1920/1589993211/naom_5ec55ee0a9768.jpg?crop_params=eyJwb3J0cmFpdCI6eyJjcm9wV2lkdGgiOjk2MCwiY3JvcEhlaWdodCI6ODg3LCJjcm9wWCI6NTM2LCJjcm9wWSI6MH0sImxhbmRzY2FwZSI6eyJjcm9wV2lkdGgiOjI0NDQsImNyb3BIZWlnaHQiOjg0NywiY3JvcFgiOjU2LCJjcm9wWSI6MzR9fQ==
Foto: Direitos Reservados

O North Music Festival, que deveria acontecer na Alfândega do Porto de 30 de setembro a 2 de outubro, não vai afinal acontecer. Ornatos Violeta, OneRepublic, The Scrip, GNR, The Waterboys, Linda Martini e Capicua eram alguns dos nomes confirmados no evento que foi agora adiado devido "à ausência de um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde (DGS)", adianta a organização em comunicado. 

"Devido à ausência de um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde para a realização da 4ª edição do North Music Festival, e estando apenas a uma semana do arranque do evento, a organização do North Music Festival vê-se obrigada a adiar, uma vez mais, a realização do festival previsto para os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. A organização vê-se completamente impossibilitada de dar início ao calendário de montagens, que começariam precisamente durante o dia de hoje, 22 de setembro, plano hipotecado pelo facto de existirem, ainda, licenciamentos pendentes do parecer final da DGS", revelou ainda a promotora.

"Acrescente-se que, apesar da inexistência de um parecer final concreto e específico à data de hoje, foi já exigido pela DGS — e para que o evento acontecesse nos moldes em que o conhecemos e nos quais faz sentido acontecer, ou seja, com plateia em pé — que todo o público realizasse teste à covid-19, mesmo todos aqueles que têm já Certificado Digital Covid. Assim, um detentor de passe de três dias, mesmo com Certificado Digital válido, seria obrigado a efetuar teste nos três dias de festival, ou seja, um teste por dia", continua ainda a organização.

Para os responsáveis do North Music Festival, "não é razoável exigir ao público que já possui Certificado Digital que, além do valor pago pelo bilhete, tenha que se submeter e assegurar o pagamento de um teste à entrada do recinto, dado que até o teste antigénio realizado nas farmácias se tornou pago para quem tem já o Certificado Digital."

Ainda sem uma nova data para o festival, o mesmo fica suspenso e "dependente das orientações e deliberações da DGS e do Governo relativamente às novas regras a seguir na realização de grandes eventos culturais, como é o caso dos festivais". Todas as pessoas que já tinham adquirido os bilhetes deverão aguardar mais informações sobre o reembolso dos mesmos.