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MOTELX 2021 - "O Nosso Reino" e "The Feast" são os grandes vencedores desta edição

Foto: Direitos Reservados
Chega ao fim esta segunda-feira, dia 13 de setembro, no Cinema São Jorge, a 15ª edição do MOTELX. Na sessão de encerramento, que aconteceu este domingo, dia 12, foram conhecidos os grandes vencedores desta edição. 

Os prémios de Melhor Curta Portuguesa e Melhor Curta Europeia foram ambos para O Nosso Reino, de Luís Costa. Já The Feast, de Lee Haven Jones, foi a grande vencedora de Melhor Longa de Terror Europeia / Prémio Méliès D'Argent. 

O Fantastic conta-te ainda os principais destaques de programação para esta segunda-feira.

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Foto: Direitos Reservados

Filmes de Carlos Conceição e de Sophie Mair e Dan Gitsham recebem Menção Honrosa

O Nosso Reino, de Luís Costa, foi coroado o grande vencedor da Melhor Curta Europeia e Melhor Curta Portuguesa, tendo sido a eleita do júri composto por Emily Gotto, Josh Waller e Sónia Balacó. Esta foi a primeira vez que o mesmo filme venceu o prémio de melhor curta de terror europeia e de melhor curta de terror portuguesa no MOTELX. 

"Apesar da grande qualidade dos filmes em competição", o júri acabou por decidir por apenas um vencedor, salientando "a sua cinematografia éterea e a escrita e realização que revelam confiança e graciosidade, no que é uma viagem às sombras da infância e aos primeiros encontros com a morte", explica a organização. O Nosso Reino passa-se numa vila, onde o tempo e o espaço estão a esgotar-se, enquanto  uma criança habita no vórtice da morte.

Na competição internacional, o júri atribuiu ainda uma Menção Especial a The Thing That Ate The Birds, de Sophie Mair e Dan Gitsham.

Foto: Direitos Reservados 

No que diz respeito à Melhor Longa Europeia / Prémio Méliès D'Argent, o júri composto por Adriana Molder, Ana Moreira e Diego Lopez-Fernandez deram a vitória à produção galesa The Feast, de Lee Haven Jones. "O júri destacou que este é um filme que nos prende desde o início através de uma imagem impactante, destacando-se o domínio do tempo pelo realizador, que constrói através da música uma composição envolvente e precisa", lê-se na nota distribuída pela organização.

O filme retrata uma família que se reúne na sua luxuosa e contemporânea casa feita de vidro nas montanhas galesas. Os valores e as crenças da família são postos em causa e desafiados pela chegada de Cadi, uma jovem contratada para o jantar dos anfitriões como criada e a sua presença começa pouco a pouco a ganhar força, tornando o comportamento da família mais extremo face ao sucedido.

O júri decidiu atribuir também uma Menção Especial a Um Fio de Baba Escarlate, de Carlos Conceição, a única longa-metragem nacional em competição "pela sua aposta autoral na execução: filmada sem diálogos, em formato 4:3 e reconstruído o género slasher com base nas redes sociais".

Foto: Direitos Reservados

Último dia de MOTELX aposta em curtas portuguesas e longas-metragens internacionais

O último dia do certame vai abrir com a habitual Curtas ao Almoço, onde 5 produções vão estar em exibição. Black Medusa, um filme de Ismaël, vai fazer as honras de abertura da Sala Manoel de Oliveira às 15h30. Já às 16h30, na Sala 3, acontece a segunda sessão de Curtas Portuguesas à Tarde, compostas por 4 produções. 

Entrando já no final do dia, Three, um filme de Pak Ruslan, e Serial Mom, de John Waters, seguem na programação integrando as categorias Serviço de Quarto e Fúria Assassina respetivamente.

Fechando a 15ª edição, Sweetie You Won't Believe It, um filme Cazaque realizado por Yernar Nurgaliyev é exibido pelas 21:20, enquanto Gaia, de Jaco Bower, passa na sala Manoel de Oliveira pelas 23h45 e The Sadness, pelo realizador Rob Jabbaz, é exibido na Sala 3.

Conhece o programa completo do último dia do MOTELX, clicando aqui.