Header Ads

MOTELX 2021 - "20,13 Purgatório" e "The Night House" são alguns dos destaques deste domingo

https://pipocasclub.com.br/wp-content/uploads/2021/03/nighthouse-e1617027138368.jpeg
Foto: Direitos Reservados

Entramos hoje no penúltimo dia de MOTELX e o festival de cinema de terror português preparou uma programação onde não faltarão curtas-metragens portuguesas e internacionais, a exibição do filmes português 20, 13 Purgatório, de Joaquim Leitão, e a exibição de várias longas-metragens, algumas delas em estreia no nosso país, como é o caso de The Night House, projetada na Cerimónia de Encerramento. O Fantastic apresenta-te todos os destaques para este domingo, dia 12 de setembro.

Tal como já vem sendo habitual as sessões de cinema começam às 13h00, com o Curtas ao Almoço. Nesta quinta sessão da secção, o MOTELX apresenta cinco filmes, na Sala 3. Às 14h30, serão mostradas seis das curtas portuguesas em competição, na Sala 2. São elas: Oblívio, Meu Castelo Minha Casa, ClassiFicção, A Máscara dos Porcos, Final Girl e Calor.

Ao longo da tarde, há espaço para assistir a várias longas-metragens internacionais, algumas delas em reexibição no MOTELX. Às 15h10, a  Sala Manoel de Oliveira recebe The Night, de Kourosh Ahari, da Secção Serviço de Quarto. Pelas 17h45, na Sala 3, passa Fukushima 50, de Setsurô Wakamatsu e às 18h00 é a vez de Mad God, de Phil Tippett ser exibido na Sala Manoel de Oliveira. A tarde fica completa com a reexibição de Willy's Wondeland, às 19h30, na Sala 2.

https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/24284_55467_13539.jpg?amp;w=270
Foto: Direitos Reservados

MOTELX exibe 20,13 Purgatório e apresenta A Trilogia (Inacabada) do Ultramar - Conversa com Tino Navarro e Joaquim Leitão

 Às 14h45, na Sala 3 do Cinema São Jorge, é projetado o filme português 20,13 Purgatório, de Joaquim Leitão. Este filme faz parte, a par com Inferno, de uma trilogia sobre o Ultramar que ainda não foi terminada e sobre a qual a secção Quarto Perdido se debruça este ano. 

A história passa-se na véspera de Natal de 1969, em plena guerra colonial, uma patrulha regressa ao quartel do exército português em Moçambique e traz um prisioneiro. Esperam uma noite tranquila, dado o costume da trégua em noite e dia de Natal. Mas a mulher do capitão chega de surpresa para passar o Natal e é notório o mal-estar entre os dois. Durante a noite, o prisioneiro e um dos soldados aparecem mortos e o quartel começa a ser bombardeado. 

Depois da exibição do filme, acontece, a partir das 17h00, também na Sala 2, uma conversa com Tino Navarro e Joaquim Leitão intitulada A Trilogia (Inacabada) do Ultramar. O produtor e realizador de 20, 13 Purgatório estarão à conversa sobre as dificuldades no processo de escrita, produção e realização destes filmes, tendo em conta a especificidade do tema, neste ano em que se assinalam 60 anos do início do conflito.

https://i1.wp.com/bloody-disgusting.com/wp-content/uploads/2019/12/the-night-house-still-2_49123718281_o-e1580137127684.jpg?fit=1200%2C700&ssl=1
Foto: Direitos Reservados

The Night House, de David Bruckner, é exibida na Cerimónia de Encerramento do MOTELX

O serão do MOTEL contará com quatro longas-metragens internacionais. Às 20h30, na Sala Manoel de Oliveira, passa The Night House, de David Bruckner, naquela que será a Cerimónia de Encerramento do festival - embora este continue a acontecer até amanhã, segunda-feira. O filme, com sessão única no MOTEL, acompanha Beth, uma mulher que, em choque pela morte inesperada do seu marido, é deixada sozinha na casa à beira do lago que ele construiu para ela. 

Beth tenta o melhor que pode para não se deixar ir abaixo – mas então começam os sonhos. Visões perturbadoras de uma presença na casa chamam-na, acenando com um fascínio fantasmagórico, mas a forte luz do dia elimina qualquer prova de assombração. Ignorando os conselhos dos seus amigos, Beth começa a vasculhar os pertences dele, ansiando por respostas que só vão adensar o mistério. 

Escrito por Ben Collins e Luke Piotrowski, realizado por David Bruckner e protagonizado por Rebecca Hall, este thriller sobrenatural coloca-nos perante a seguinte questão: quão bem conhecemos as pessoas que amamos?

Este domingo à noite, na Sala3, passam ainda os filmes Office Killer, de Cindy Sherman, às 21h00, e The Deep House, de Julien Maury e Alexandre Bustillo, às 23h45. As sessões noturnas encerram com a reexibição de The Maid, de Lee Thongkham, que desta vez é projetada às 00h00, na Sala Manoel de Oliveira.

Consulta a programação completa para este domingo, dia 12, clicando aqui.