Header Ads

"Katabatik Fisherman" distinguido no Bristol Independent Film Festival

Foto: Direitos Reservados
A produção da Universidade Lusófona intitulada Katabatik Fisherman foi distinguida com o prémio Best Student Film, no Bristol Independent Film Festival (BIFF). Apesar de a película ter sido produzida em 2017, o sucesso que foi tendo ao longo dos últimos anos garantiram-lhe mais um prémio na edição de 2021 do BIFF. Realizado pelo jugoslavo Dean Radovanovic, grande parte do elenco é de origem portuguesa.

Isac Graça é o protagonista de Katabatik Fisherman. Ainda antes de concluir o curso de Teatro e Cinema no Instituto Politécnico de Lisboa, o ator português já dava cartas na televisão e no cinema, a vertente na qual tem feito uma maior aposta. Nesta produção da Universidade Lusófona, Isac Graça partilha o plateau com Victor Gonçalves, Luísa Fidalgo, Diogo Rocha, João Pacheco, Luca Lopes, Joana Pitta Groz e Alexandra Rocha.

Para além do prémio que lhe foi agora atribuído no Bristol Independent Film Festival, o filme do realizador Dean Radovanovic também foi premiado, em 2019, com uma Menção Honrosa no Cinalfama Lisbon International Film Festival bem como ganhou o Prémio Audiência no Hermetic International Film Festival, que decorreu em Itália. Quatro anos após a estreia da película, Katabatik Fisherman já marcou presença em diversos festivais de cinema que percorreram várias cidades europeias, nomeadamente Ucrânia, Itália, Alemanha, Portugal e mais recentemente Reino Unido.

Podes ver aqui o trailler de Katabatik Fisherman, a produção da Universidade Lusófona que venceu o prémio Best Student Film no BIFF. De salientar que o festival de cinema independente que decorre anualmente em Bristol tem como objetivo a criação de uma comunidade internacional de cineastas cujo trabalho é reconhecido.