MOTELX 2021 - "The Sadness" é o filme "mais intenso e violento" desta edição e estreia esta sexta-feira
Foto: Direitos Reservados |
São muitos os destaques para esta sexta-feira, no MOTELX, mas há um filme que merece especial atenção neste dia 10 de setembro. Falamos de The Sadness, um filme taiwanês
que a organização considera ser o "mais intenso e violento" desta 15.ª edição do festival e que faz referência à pandemia mundial. O filme é realizado por Rob Jabbaz, realizador canadiano sediado em Taiwan, e conta-nos a história de uma nação frustrada, depois de um ano de luta contra uma pandemia com sintomas relativamente benignos. Conhece este e outros destaques do dia, no MOTELX.
Como já vem sendo habitual, às 13h00 os fãs do cinema de terror poderão assistir à sessão de Curtas ao Almoço, que acontece na Sala 3 do Cinema São Jorge. À mesma hora, a Sala 2 recebe Sustos Curtos, uma secção do MOTELX dedicada ao cinema de animação e que, neste dia, conta com a exibição de 12 curtas-metragens. Às 16h45 poderás ainda ver as Curtas à Tarde, que passam na Sala 2.
A partir das 14h45, Three, de Pak Ruslan, é exibido na Sala Manoel de Oliveira. Esta é a segunda longa-metragem de Ruslan Pak, que nasceu no Uzbequistão soviético e estudou cinema na Korean National University of Arts. Co-vencedor do prémio New Currents do Busan International Film Festival. A história passa-se em 1979, na vila de Kaskelen, no Cazaquistão, então parte da União Soviética. Sher Sakykhov, que vive com a irmã mais velha, inicia um estágio numa força especial da polícia. O estágio vai coincidir com o aparecimento de um assassino em série que ataca mulheres. Novas vítimas continuam a surgir e a investigação parece estar num beco sem saída.
Foto: Direitos Reservados |
A tarde de longas-metragens segue com Jacob's Ladder, de Adrian Lyne, um filme de 1990 que é exibido às 15h50 na Sala 3. Às 17h40, há tempo para ver a Cross the Line, de David Victori, filme que faz parte da Secção Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d'argent, numa sessão que inclui a curta-metragem Sombra e que passa na Sala Manoel de Oliveira. Às 18h50 passam, na mesma sessão, na Sala 3, os documentários The Amusement Park, de George A. Romero e La Dama del Fantaterror, de Diego López-Fernández.
A tarde encerra às 19h30 com a apresentação e leitura encenada de Conta-me, Escuridão, um livro de contos negros e macabros, com pequenas histórias que, através de enredos muitas vezes fantásticos e sobrenaturais, mergulham profundamente nos mais recônditos esconderijos da psique humana. Nuno Markl, fará a apresentação desta sessão, a que se seguirá uma leitura encenada do conto “O Mal por Detrás da Montanha por Adriano Carvalho, Mafalda Santos e Vítor Emanuel, com performance musical de David Benasulin, Luís Fonseca e Ana Freitas.
Foto: Direitos Reservados |
Estreia de The Sadness é o grande destaque da noite no MOTELX
É as 23h45, na Sala Manoel de Oliveira, que o MOTELX estreia o filme The Sadness, de Rob Jabbaz. Depois de um ano de luta contra uma pandemia com sintomas relativamente benignos, uma nação frustrada baixou finalmente a guarda. É quando o vírus sofre uma mutação espontânea, dando origem a uma praga que altera a mente.
As ruas explodem em violência e depravação, à medida que os infectados são levados a praticar os actos mais cruéis e horríveis que se podem imaginar. Homicídios, tortura, violações e mutilação são apenas o começo. Um jovem casal é conduzido ao limite da sanidade enquanto se tenta reencontrar no meio do caos. A era do civismo e da ordem já não existe. Existe apenas "A Tristeza".
Ainda durante as sessões da noite, poderás a asstir a filmes como In the Earth, de Ben Wheatley, às 20h40, na Sala Manoel de Oliveira, ou Black Medusa, um filme que passa às 21h05 na Sala 3 e que nos é apresentado como sendo "ao mesmo tempo um retrato de uma jovem mulher na Tunísia pós-revolução e de uma cidade: Tunes".
Conhece a programação completa desta sexta-feira, dia 10 de setembro, clicando aqui.
Comente esta notícia