Header Ads

"Festival da Canção 2022" com mais espaço para artistas não convidados

Direitos Reservados

A RTP divulgou esta quarta-feira, dia 8 de setembro, o regulamento que explica os moldes em que se vai realizar a edição de 2022 do Festival da Canção, a realizar-se entre os meses de fevereiro e março, com o objetivo de apurar a canção que irá representar Portugal na Eurovisão.

Depois da participação dos The Black Mamba na Eurovisão em Roterdão, a RTP começa agora a preparar a 56.ª edição do Festival da Canção, que terá 20 temas a concurso. No entanto, ao contrário dos 18 autores convidados do ano passado, esta edição terá apenas 16 convites para “a solo ou em conjunto com outros autores de letra e música, apresentarem uma canção original e inédita, com a duração máxima de 3 minutos”.

Apesar de se desconhecer, até então, quais os autores convidados pela estação de televisão para a próxima edição do certame, o regulamento revelou que, à semelhança das edições anteriores, poderão voltar a escolher o intérprete ou intérpretes para o tema que vão criar e produzir até ao dia 31 de outubro.

Os restantes quatro lugares serão ocupados por temas escolhidos através da livre submissão de canções a concurso, aberto a “todos os cidadãos de nacionalidade Portuguesa ou residentes no nosso País, tenham ou não trabalhos publicados, incluindo, mas sem limitar, os Portugueses que vivem fora de Portugal, bem como cidadãos de outras nacionalidades que residam em Portugal”.

Os interessados deverão enviar as maquetas iniciais até ao dia 21 de outubro, que serão avaliadas por um júri que integra personalidades “de reconhecido mérito no âmbito da música, produção musical, rádio e televisão”, de forma a selecionar os quatro temas a estarem presentes no Festival da Canção. As versões finais das músicas deverão ser entregues até ao dia 30 de novembro.

Os moldes de funcionamento das semifinais e da final do Festival da Canção mantém-se. Os 20 temas serão divididos em duas semifinais, apurando-se cinco canções de cada uma, que transitam para a grande final. A votação volta a ser feita através do televoto e da votação do júri, numa ponderação de 50/50. No caso de empate nas semifinais, passa à final o tema com maior pontuação do júri. Já na final, o empate será decidido pelo maior número de chamadas no televoto.