Header Ads

Fogo Fogo apresentam "Fladu Fla" ao vivo no Porto

Foto: Direitos Reservados

O Hard Club situado na cidade Invicta vai receber os Fogo Fogo no próximo dia 15 de outubro, para apresentarem ao vivo o novo álbum intitulado Fladu Fla. Após quatro anos sem atuar no Porto, a banda constituída por Edu Mundo, Francisco Rebelo, Danilo Lopes, David Pessoa e João Gomes regressa à cidade onde em 2017 foram felizes a abrir a edição do Festival NOS Primavera Sound. Fladu Fla já está em pré-venda, mas apenas será editado a 17 de setembro.

Com influências de rock psicadélico e dub, os Fogo Fogo incluem  nas suas canções sons de clássicos do "funaná", adaptados aos dias de hoje através de instrumentos elétricos e formações musicais semelhantes às dos grupos de pop/rock e afro/funk/reggae dos anos 60/70. São essas influências que o público vai ter oportunidade de conhecer no concerto ao vivo que vai decorrer a 15 de outubro no Porto, no qual os Fogo Fogo vão apresentar o primeiro disco de originais batizado com o nome Fladu Fla.

Apesar de o disco ser editado a 17 de setembro, a capa já foi divulgada e a criação bem como os desenhos foram assinados por Alexandre Farto. O artista que é mais conhecido por Vhils procurou transparecer na capa do álbum a ideia de luta pela liberdade, através da seleção de imagens de figuras como José Afonso, José Mário Branco e ainda o anticolonialista Amílcar Cabral, que tanto impacto tiveram na constituição de uma democracia em Portugal. As personalidades escolhidas para dar forma à capa de Fladu Fla são modelos de referência para todos os membros da banda. 

Para além das figuras humanas, Alexandre Farto incluiu também vários objetos e símbolos que remetem para a origem da banda e dos seus membros, nomeadamente a famosa cachupa, o grogue, búzio e um avião da companhia aérea cabo-verdiana TACV. Recorde-se que os Fogo Fogo são formados por Edu Mundo na bateria, Francisco Rebelo no baixo, Danilo Lopes na voz e guitarra solo, David Pessoa na guitarra ritmo e na voz e, por fim, João Gomes no teclado.

A banda anunciou que para além da Edição Digital e CD, Fladu Fla também vai estar disponível em Vinil, ainda que só a partir de 8 de outubro. O grupo tem ainda prevista uma atuação no Festival Iminente, em Lisboa, a 10 de outubro. 

Podes ouvir aqui a música Dia Não dos Fogo Fogo, a banda que nasceu fruto de um desafio da Casa Independente ao músico João Gomes.