Header Ads

Lee Thongkham, realizador de "The Maid": "O público tailandês nunca tinha visto uma narrativa deste género"

Foto: Direitos Reservados

The Maid, a primeira longa-metragem de Lee Thongkham estreou em 2020 a nível mundial da Netflix e recentemente esteve em destaque na 15ª edição do MOTELX 2021. O filme acompanha uma rapariga chamada Joy, recém chegada a Banguecoque para trabalhar como empregada doméstica, que começa a testemunhar atividades paranormais estranhas à noite, passando a ter pesadelos vividos.  O realizador tailandês de 34 anos esteve à conversa com o Fantastic, dando-nos a conhecer um pouco melhor esta produção que fez regressar o cinema de terror tailandês à ribalta.

O filme de Lee, marca o regresso do cinema de terror tailandês à programação do MOTELX - Festival Internacional do Cinema de Terror de Lisboa, mas o impacto causado perante o seu público na Tailândia foi bastante positivo, tendo sido um filme recebido de forma bastante aberta. "O público tailandês nunca tinha visto uma narrativa deste género. E é daqueles casos em que se a pessoa realmente gostar, então vai gostar, se não vai gostar, vai ser sempre contra", referiu Thongkham  ao Fantastic

"Este projeto nasceu quando decidimos criar uma história de terror que direcionasse para a ideia do mistério Quem matou a empregada?”, contou o realizador ao nosso site, quando questionado sobre a origem do filme. A inspiração para a realização da trama veio através de “cineastas e filmes que visaram e arriscaram contar uma história a partir do ponto de vista da personagem e a tomar decisões ousadas sobre a realização do filme para o próximo nível", contou ainda Lee Thongkham.


Foto: Direitos Reservados

Quanto à presença do filme na programação da 15ª edição do MOTELX, Lee Thongkham referiu ao Fantastic que tanto ele como a restante equipa envolvida no projeto se sentem bastante “gratos que o filme esteja a ser exibido fora da Tailândia, pois querem expandir os horizontes em contar a história um pouco por todo o mundo".

O realizador afirma ainda que, tanto as pessoas que assistiram ao filme em pleno evento no Cinema São Jorge, em Lisboa, como os espectadores que viram o mesmo noutros países, tiveram uma "reação bastante positiva", assumindo ser "muito empolgante ouvir que as pessoas fora da Tailândia estão a ver a sua película e a entender a sua visão". Perceber que "as pessoas estão entusiasmadas em ver este filme" deixa o realizador "genuinamente feliz".

Quanto a futuros trabalhos, podemos esperar algumas novidades do realizador tailandês, depois do sucesso de The Maid. "Vou continuar a expandir a minha narrativa através de vários géneros, como a Ficção Científica e a Fantasia, algo que poderão ver em The Snake Queen, que retrata um conto de fadas da medusa que se passa na Ásia". Outro dos trabalhos que está previsto ser lançado será The Lake, um filme sobre um monstro gigante da Tailândia, que o realizador filmou de "forma animatrónica e envolvendo marionetes”, contou ainda Lee ao Fantastic.

The Maid pode ser encontrado na plataforma de streaming, Netflix. Podes conhecer melhor o realizador e saber mais sobre o seu trabalho no Instagram ou no Facebook.

Vê abaixo o trailer do filme, disponibilizado no Youtube: