Header Ads

"O Lugre", de Bernardo Santareno, chega ao Teatro da Terra a 22 de julho

Foto: Direitos Reservados

A peça O Lugre, do conhecido dramaturgo Bernardo Santareno, vai estrear a 22 de julho no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. A atriz Maria João Luís é a responsável pela encenação da peça que estará em cena de quinta a domingo entre 22 e 24 de julho e ainda nas datas compreendidas entre 29 e 31 de julho, sempre às 20h30.

Bernardo Santareno é o pseudónimo de António Martinho do Rosário, que, para além de ser formado em medicina, destacou-se no panorama literário português do século XX. É a partir da sua experiência como médico da frota de pesca do bacalhau na década de 1950, que Bernardo Santareno desenvolve a obra que vai estar em cena ainda este mês no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

O Lugre narra a forma como os pescadores portugueses lidaram com a dureza do trabalho que desempenharam nos mares do norte ao serviço da frota bacalhoeira, com destaque para o perigo permanente que se vivia, as tensões entre os vários pescadores e ainda a forma como eles reagiam aos obstáculos aos quais estavam expostos.

A experiência do autor a bordo do navio-hospital Gil Eannes, bem como nos arrastões Senhora do Mar e David Melgueiro, levaram-no a contrariar n' O Lugre "a visão pacífica, oficial, divulgada pela ditadura, das condições de trabalho e pesca".  A figura de Bernardo Santareno fica também fortemente marcada pelos vários conflitos que teve com o regime salazarista, sendo que chegou a ter uma peça intitulada A Promessa, que foi retirada de cena por força da censura.

Para além de já ter sido encenada em vários palcos do país, O Lugre foi também adaptado para o formato de livro, que conta com o prefácio de Ana Paula Medeiros a par com Álvaro Garrido e encontra-se disponível à venda em todas as livrarias.

O Teatro da Terra junta agora ao seu portefólio a encenação de Maria João Luís desta obra de Bernardo Santareno, "ficcionada com base numa das atividades mais duras e letais da nossa história recente, pela sua dimensão épica e pela real e verdadeira coragem dos seus protagonistas, que merecem ser lembrados com maior frequência". A cenografia conta com o cunho de Ana Teresa Castelo e a direção e composição musical ficaram a cargo de Rui Belo.

André Albuquerque, Helder Agapito, Paulo Duarte Ribeiro, Rodrigo Saraiva, Sérgio Gomes, Tadeu Faustino, Tiago Correia, Tobias Monteiro, Vitor Oliveira, António Fragoso, Filipe Gomes, Jaime Gamboa e Paulo Amado compõem o elenco desta versão.

 

Os bilhetes para assistir à peça o Lugre podem ser adquiridos na Ticketline, Biblioteca Municipal ou na Bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.