Header Ads

“Na Porta do Lado”: OPTO SIC associa-se à APAV para desenvolver três novos telefilmes


Na Porta do Lado é a primeira coletânea de telefilmes desenvolvidos para a OPTO SIC e traz para a discussão histórias sobre violência doméstica sob o olhar de quem está de fora do seio do casal. A produção está ao encargo da Santa Rita Filmes, com três mulheres a assumirem a realização do enredo e nomes bem conhecidos no elenco. A estreia da primeira história acontece a 24 de julho na plataforma de streaming.

Cada telefilme apresenta uma narrativa única, num projeto que conta com a parceria da Associação de Apoio à Vítima. Esperança, Amor e Medo serão os três ingredientes principais deste novo projeto que trará histórias distintas.

Com um uma base realista, Na Porta ao Lado pretende mostrar como é que quem está de fora pode ter um papel importante na libertação de uma situação de crise vivida por alguém que vive debaixo da guarda-chuva da violência. A proposta passa por apresentar o tema de um ângulo pouco comum, continuando a servir de alerta para que as vítimas deste tipo de situação se sintam mais confortáveis em avançar para um denúncia.

Esperança é o primeiro telefilme, num argumento assinado por Cláudia Clemente, que acumula funções de realizadora. Rita Loureiro assume um papel de destaque, na pele da protagonista Helena, ao lado de Miguel Guilherme, que será Mário. Neste enredo, Cristóvão Campos dará vida ao jornalista Rodrigo, que vai acompanhar a vida do casal protagonista, enquanto Sandra Barata Belo fecha o elenco, no seu regresso à ficção depois de uma pausa para se dedicar à maternidade.

Com filmagens a decorrer, o segundo título desta série e conta com a realização de Rita Nunes e autoria de Filipa Martins. Com o amor a ser a principal palavra associada a este segundo projeto, Cláudia Vieira veste a pele de Marta e, ao lado de Marco D’Almeida, que será Jorge, dará corpo ao casal principal deste telefilme. Cleia Almeida é a vizinha Inês, o elemento exterior ao casal que se apercebe que algo não está bem e que tentará dar uma ajuda para colocar um ponto final naquela situação.

Por último, Patrícia Sequeira soma ao seu currículo a realização de mais um projeto para a OPTO SIC. Depois de O Clube e Prisão Domiciliária, será agora responsável por trazer para o ecrã o argumento do terceiro telefilme de Na Porta ao Lado, que assinou em conjunto com Filipa Leal. Lúcia é a figura central deste terceiro título da coletânea e será vivida por Lúcia Moniz, no seu regresso ao pequeno ecrã, depois do destaque na longa-metragem Listen. Renato Godinho dará vida ao marido de Lúcia, na pele de Bruno, enquanto a figura externa ao casal será a professora Clara, papel entregue a Maria João Falcão.