Header Ads

“Pedro e Inês” é a aposta de cinema nacional da RTP1 para esta sexta-feira

A história trágica da paixão de D. Pedro por D. Inês de Castro já foi contada diversas vezes e de várias formas mas na longa-metragem Pedro e Inês, de António Ferreira, a lenda ganha novos contornos. Uma proposta de cinema nacional que pode ser acompanhada na RTP1 na madrugada de sexta-feira (dia 4) para sábado (dia 5), a partir das 00h34.

Pedro e Inês conta com uma narrativa que atravessa várias linhas temporais para provar que este é um amor maior que o tempo, maior que os séculos, apresentando ao público uma nova visão deste romance em vários períodos da história. São três versões de Pedro que servem de proposta e fio condutor ao enredo de Pedro e Inês

 

Na ação temos Pedro de Portugal, na idade média, mas também Pedro Bravo, quando a trama se passa no presente, e ainda Pedro Rey, num futuro distópico que promete alguma controvérsia. Um trabalho que pretende rever a evolução do tempo ao lado daquela que é uma das mais conhecidas e lendas de amor em Portugal, e que utiliza a história para nos contar várias histórias encadeadas pela perpetuação do amor entre as figuras de Pedro e Inês, sempre com sombra de uma tragédia iminente em cima das ações e diálogos dos personagens. Muito mais que história, em Pedro e Inês apresentam-nos relatos da sociedade e discussões que, também elas, perduram para além da nossa definição de tempo.


Adaptado da obra A Trança de Inês, assinada por Rosa Lobato Faria, a longa-metragem conta com Diogo Amaral, Joana de Verona e Vera Kolodzig nos principais papéis ao lado de um elenco aclamado que inclui João Lagarto, Cristóvão Campos, Custódia Gallego, Miguel Borges, Nuno Nolasco, Miguel Monteiro, Marta Larish, Tiago Martins, Cláudia Carvalho, entre outros.

 

Estreada nas salas de cinema em 2018, o projeto conquistou a crítica em todos os festivais em que marcou presença num trabalho acumulado de António Ferreira que assumiu a responsabilidade do argumento, em parceria com Glória M. Ferreira, e da realização da obra.