Header Ads

"Pantalha": Cem Soldos recebe mostra de cinema a céu aberto em junho e julho

Foto: Direitos Reservados

A aldeia de Cem Soldos, em Tomar, abraça uma mostra de cinema a céu aberto que começa já a 26 de junho e prolonga-se pelos dois sábados seguintes, dias 3 e 10 de julho, respetivamente. Pantalha, que significa tela de projeção, é o nome do evento que reúne um total de 6 filmes de realizadores portugueses que serão exibidos numa sala de estar ao ar livre na Rua S. Sebastião, em Cem Soldos.

Não são apenas os cartuchos de amêndoa e os beija-me depressa ou mesmo o famoso festival de música portuguesa Bons Sons que constituem as delícias da aldeia de Cem Soldos, pois esta pequena região do Ribatejo promove agora ao público o Pantalha, uma mostra de cinema a céu aberto com o propósito de partir "à descoberta de um olhar cinematográfico português que conduz o público numa viagem pelo mundo".

Organizado pelo Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS) em parceria com a produtora Tripé, o Pantalha tem previstas três sessões de cinema ao ar livre a começar já este sábado dia 26 de junho, seguindo-se uma segunda sessão a 3 de julho e uma última a 10 de julho. O alinhamento para a estreia do evento prevê a exibição da curta-metragem da autoria de Leonor Teles Balada de um Batráquio, vencedor de um Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim. Prazer, Camaradas, do realizador José Filipe Costa, vai também ser apresentado ao público neste primeiro dia do evento. Trata-se de uma película que remete para o período pós 25 de abril, sendo que é dada aos espectadores a visão que se tinha na época sobre a temática da sexualidade.

Para além deste dois filmes, nos dias seguintes da mostra de cinema serão exibidas as produções Califórnia, de Nuno Baltazar e Hotel Império, de Ivo Ferreira (3 de julho), bem como Penúmbria, de Eduardo Brito e ainda Volta à Terra, de João Pedro Plácido.

O Pantalha, que, tal como avança a organização, pretende fazer "jus ao legado que a aldeia de Cem Soldos tem criado na valorização da cultura portuguesa, principalmente, através do (festival de música portuguesa) Bons Sons" tem os bilhetes à venda no SCOCS ou então através do email geral@scocs.pt. Para adquirires os bilhetes podes também ligar para o 249345232. A entrada para os sócios do SCOCS tem o custo de 2 euros e para os não sócios de 4 euros.