Header Ads

“Noite Turva”, curta-metragem de Diogo Salgado, selecionada para o Festival de Cannes

 

Foto: Direitos Reservados

A primeira curta-metragem de Diogo Salgado foi selecionada para a Competição Oficial de Curtas Metragens da 74ª edição do Festival de Cannes, que decorrerá presencialmente de 6 a 17 de julho. Noite Turva terá estreia internacional naquele que é um dos mais prestigiados festivais internacionais de Cinema.
 
Noite Turva narra a tarde de dois rapazes que brincam na floresta junto a uma lagoa. Quando um deles desaparece, a lagoa e os seus habitantes tomam o controlo da narrativa, construindo, ao entrar da noite, um labirinto que cerca as duas crianças. Enquanto um dos rapazes deambula pela floresta à procura do amigo, as silhuetas, texturas e sons exercem lentamente a sua força.
 
O filme conta com fotografia de Joana Silva Fernandes e som de Miguel Coelho, sendo interpretado por Afonso Gregório, Simão Bernardino e Lionel Santos, habitantes do local onde foi filmado, e é promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem. Em 2020, Noite Turva já havia estreado a nível nacional, tendo vencido o Prémio de Melhor Filme da Competição Nacional no festival Curtas Vila do Conde. 

"Não poderia ficar mais surpreendido com o caminho que este pequeno filme tem vindo lentamente ​a trilhar. Para mim e para todos os amigos que nele se cruzaram, a seleção de Cannes faz-me acreditar que este seja apenas o melhor início possível de um percurso muito desejado", revelou o realizador, citado pela Agência da Curta Metragem.

​Diogo Salgado nasceu em Coimbra em 1994, tendo estudado cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, seguindo-se ainda o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.