Header Ads

Buraka Som Sistema editam álbum com o concerto de despedida

Foto: Direitos Reservados

O concerto em Lisboa junto à Torre de Belém, realizado a 1 de julho de 2016, encerrou um capítulo dos Buraka Som Sistema. Na altura, anunciaram uma pausa por tempo indeterminado e, apesar de ainda não estarem de volta aos palcos, o grupo formado por Kalaf, Branko, Riot, Conductor e Blaya vai editar um álbum com o concerto de despedida.

Foi considerada a banda com mais impacto internacional de sempre da pop portuguesa, mas mesmo assim, depois de mais de 800 concertos, três álbuns, um EP e dez anos de muito trabalho, os Buraka Som Sistema chegaram a 2016 e resolveram fazer uma pausa. Na altura, Riot revelou à Lusa que "Sentimos que (Buraka Som Sistema) se transformou numa coisa acima de nós, tornou-se quase num movimento que exige ser explorado". Acrescentou ainda que "Agora é pegar nisto e fazer uma versão 2.0". 

Após cinco anos de hiato, os Buraka Som Sistema vão lançar no próximo mês de julho um disco com o concerto de despedida e de celebração dos 10 anos da banda realizado em 2016 e que engloba temas de grande relevo, como Kalemba, Sound Of Kuduro, We Stay Up All Tonight e Hangover.

Se em 2016 poucos acreditavam que a banda iria ficar parada durante tantos anos, o seu agente internacional Andy Duggan não foi uma exceção. No ano em que os Buraka Som Sistema faziam uma digressão internacional com início em Bogotá e término em Lisboa, Andy Duggan garantiu em entrevista ao Público: "Dois anos depois vão regressar, é inevitável, olhe à volta, têm uma sólida base de admiradores". 

Apesar de até hoje ainda não terem regressado, o álbum que em breve vai ser editado é uma forma de os fãs voltarem a ter contacto com a banda, cujo nome surgiu pelo facto de Branko e Kalaf se terem conhecido numa escola na Buraca, freguesia da Amadora.

O álbum está disponível no BandCamp e também numa edição especial em vinil 12’’ de formato gatefold. A edição física inclui ainda uma cópia de sete polegadas do primeiro disco  promocional, incluindo os temas Yah! e Sem Makas em vinil roxo.

Podes ouvir aqui o single Kalemba, um dos mais temas de maior sucesso dos Buraka Som Sistema.