Header Ads

“Cuba Libre”: Nova série da RTP1 já arrancou filmagens em Lisboa


A ficção histórica continua a ser uma das apostas da ficção desenvolvida pela RTP. Cuba Libre é um dos projetos para 2022, numa história que nos fará viajar até ao tempo do último diretor da PIDE, com a sua filha, Annie Silva Pais como figura central. A aventura que acompanha a jornada desta jovem revolucionária já arrancou filmagens em Lisboa, sob a realização de Henrique Oliveira.
 
A produção conta com a chancela da HOP! e um elenco repleto de caras conhecidas da ficção nacional em conjunto com alguns talentos internacionais. A série apresenta Beatriz Godinho na pele de protagonista deste enredo que segue a história de um mulher à frente do seu tempo, que luta contra a repressão e procura o amor. Baseada numa história verídica, Cuba Libre terá cenas em Portugal e usará cenários locais para recriar Cuba à época dos eventos que serão relatados. 
 
Na sua jornada, a jovem vai cruzar fronteiras, casando e deixando o seu marido, partindo depois enamorada e acabando até por se cruzar com figuras conhecidas da história mundial como Che Guevara. O projeto é fruto de uma ideia original de Henrique Oliveira, que une factos históricos com ficção, numa produção que contará com seis episódios.

Ao lado de Beatriz Godinho estarão Rui Neto, José Guedes, Adriano Luz, Marcantónio Del Carlo, Margarida Marinho, Lia Gama, Liliana Santos e Sofia Grillo, esta última terá aqui o seu primeiro projeto fora dos enredos da TVI depois de uma longa parceria com a estação de Queluz de Baixo. Ao leque de artistas nacionais juntam-se Harlys Becerra, Pierre Kiwitt e ainda Victorio D’Alessandro, que reforçam a narrativa histórica. O casting é da responsabilidade de Patrícia Vasconcelos.