Header Ads

“Fátima” chega às salas de cinema a 7 de outubro

Fátima, o filme histórico realizado por Marco Pontecorvo, baseado nos eventos históricos relatados pelos pastorinhos e nas Memórias da Irmã Lúcia, chegará às salas de cinema a 7 de outubro, com estreia simultânea entre Portugal, Espanha, França e América Latina. Gravado há dois anos, o projeto do realizador italiano chegou digitalmente à Netflix nos Estados Unidos no arranque de 2021.

A história que todos já ouvimos falar, mas contada com novos detalhes e contornos que pretendem recriar com a maior fidelidade os relatos das memórias da Irmã Lúcia sobre aquele que foi um marco histórico da religião católica, e que leva todos os anos vários peregrinos até ao santuário de Fátima em jornadas de devoção a Nossa Senhora de Fátima. 

 

Na longa-metragem viajamos até 1917, com Lúcia, de apenas dez anos de idade, e os seus dois primos mais novos, Jacinta e Francisco, que tiveram a visão da Virgem Maria entregando-lhes uma mensagem de paz. Mas a película não se fica apenas pelo lado religioso e vai espelhar, também, toda a controvérsia e força política da qual aquelas crianças foram alvo à data do evento.


Harvey Keitel, Sônia Braga e Goran Visnjic são algumas das participações internacionais em Fátima que conta com vários nomes nacionais no elenco, entre eles Marco D’Almeida, Lúcia Moniz, Alba Baptista, Joaquim D’Almeida, Ana Moreira, Luísa Ortigoso, Isabel Ruth, Carla Chambel, Luísa Cruz, Filipa Areosa, Irís Cayatte e João Arrais. 

 

O argumento tem a assinatura de Valerio D’Annunzio, Barbara Nicolosi e do realizador Marco Pontecorvo com a chancela de produção da Picturehouse, e chega agora ao grande ecrã para reavivar a memória daquela que é um das histórias nacionais com maior eco ao redor do mundo.