Header Ads

"Sarcasmos Irónicos": Plataforma de criação literária dá espaço a jovens autores portugueses

Imagem: Retrato de Dante Gabriel Rossetti por William Holman Hunt

Bruno Teixeira e Pedro Maia são os criadores de Sarcasmos Irónicos, um projeto de literatura, com divulgação digital, que surgiu em 2016. Bruno é licenciado em Línguas e Literaturas Europeias na Universidade do Minho e Pedro formou-se em Gestão e Administração Hoteleira no Politécnico do Porto. Foi o gosto pela literatura que uniu os jovens mentores de Sarcasmos Irónicos.

“Tínhamos sido colegas de liceu (só que em diferentes áreas), mas nunca nos tínhamos falado. Acabámos por nos conhecer melhor meses mais tarde, já em 2016, no Facebook. Após várias conversas virtuais, percebemos que partilhávamos um gosto por Literatura e Filosofia e por certos autores, como Tolstói, Nietzsche, Dostoiévski, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Cervantes, Homero, entre outros”, começam por explicar ao Fantastic.

“Ao perceber que o Pedro tinha começado a escrever há algum tempo, e como eu já escrevia poesia há alguns anos, perguntei-lhe: ‘E se criássemos uma plataforma de divulgação de textos onde juntássemos vários escritores e criássemos uma nova onda de escritores portugueses/lusófonos?’ Foi o despoletar de um projeto”, avança Bruno Teixeira. Sarcasmos Irónicos surgiu a 12 de março de 2016, assumindo-se como “uma plataforma de criação literária” e o nome deriva das “idiossincrasias literárias” dos autores que Bruno e Pedro gostavam de ler.

A escolha de plataformas digitais foi imediata, sendo assumida como “a alma do Sarcasmos Irónicos”. “Pegando num conceito de Orwell, o mundo digital revela-se quase uma espécie de Big Brother, em que acabamos tendo o nosso quotidiano controlado por ele, e o surgimento do Tik Tok e do Instagram Reels veio acentuar essa dependência humana. Como tal, vimo-nos (e vemo-nos) obrigados a utilizar este mundo a nosso favor, pois, para o melhor e para o pior, ele é um veículo de rápida propagação de informação”, explica Bruno ao Fantastic.

“Acredito que, apesar de sermos escritores predominantemente jovens, temos uma alma ‘velha’, sendo que é um desejo poder, um dia, ter uma publicação física. Apesar de a tecnologia trazer a possibilidade de obtermos e-books e revistas online de uma forma gratuita, não há nada melhor do que sentir um livro físico, tocar nas páginas, sentir o tão típico cheiro a “mofo” que emana do folhear das páginas de uma publicação”, acreditam os criadores da página.

“Sendo aqui um pouco poético, é quase como se alma de um autor caído se soltasse das páginas e tentasse comunicar connosco. É, portanto, um desejo nosso ter uma publicação física e até, em termos individuais, acredito que qualquer escritor no projeto queira publicar os seus próprios livros. Inclusive, uma membro nossa equipa, a Vera Carvalho, já publicou um livro, o Eterno Inferno”, explica-nos Bruno.

Foto: "The Passion of Creation" by Leonid Pasternak

Para fazer parte da equipa de autores do Sarcasmos Irónicos, “não há um processo propriamente dito de seleção de textos”, mas é necessário passar por algumas etapas simples. “A única coisa que um membro faz é ‘postar’ o seu texto no grupo privado que temos no Facebook, onde apenas os 17 membros atuais do projeto estão inseridos. O texto ficará, então, a mercê do olhar crítico de cada membro e, em caso de unanimidade, será posteriormente divulgado através dos veículos que o projeto tem”, acrescenta Bruno.

“Qualquer pessoa com gosto pela escrita, pela literatura e pela arte poderá fazer parte do projeto, sendo a única condição de admissão a qualidade dos seus textos. A mesma condição também é aplicada na hora de considerar o texto bom e adequado para publicação posterior. A pessoa que quiser entrar no projeto poderá falar connosco por mensagem privada no Facebook ou no Instagram do Sarcasmos Irónicos ou, então, enviar-nos um mail”, revelam ainda ao Fantastic.

Criado num momento em que os mentores do Sarcasmos Irónicos eram estudantes universitários, a ideia é continuar o projeto, mesmo depois de terminarem a formação académica. Atualmente, Pedro e Bruno continuam a estudar, estando a desenvolver duas especializações distintas, em Direção Hoteleira e Literatura de Expressão Inglesa, respetivamente. “Mesmo acabando a nosso percurso no Ensino Superior, continuaremos perseguindo a área literária até onde as marés nos permitirem navegar”, acredita Bruno.

“Atualmente, somos 17 autores no projeto de vários pontos de Portugal e temos até um membro que é venezuelano e vive na Colômbia. Reitero que todos aqueles que queiram entrar podem falar connosco. Apenas consideraremos a qualidade dos seus escritos e o seu nível de vontade em ajudar esta ‘causa’. Continuaremos sempre até onde pudermos ir. Como dizia Stephen Hawking no filme The Theory of Everything, ‘enquanto houver vida, há esperança’”, remata Bruno Teixeira.

Poderás acompanhar o trabalho do Sarcasmos Irónicos nas seguintes plataformas digitais:

https://sarcasmosironicos.wordpress.com/  

https://www.facebook.com/SarcasmosIronicos/ https://www.instagram.com/SarcasmosIronicos/

https://sarcasmosironicos.weebly.com/revista