Header Ads

Salvador Sobral lança "bpm", o seu novo álbum de originais

https://www.comunidadeculturaearte.com/wp-content/uploads/2021/04/salvador-sobral-_-creditos-caroline-deruas-3-scaled.jpg

Foto: Direitos Reservados

O dia 28 de maio registou mais um marco importante na carreira de Salvador Sobral, que se aventurou na gravação de um álbum apenas com canções originais. bpm é o nome do seu novo projeto discográfico gravado em França no início do ano e conta com um total de 14 temas que já se encontram disponíveis em todas as plataformas digitais.

Salvador Sobral revela que a premissa de bpm foi precisamente o gosto por se sentir "incómodo e desconfortável", segundo avança em entrevista à TSF. "Continuo convicto de que sou um intérprete muito antes de ser compositor, mas a experiência de ter criado «semillas», escrever letras, fazer arranjos, ouvi-los com a banda, gravar, fazer overdubs, cantar coros, e até misturar foi uma viagem tão dolorosa e angustiante que se transformou em algo maravilhoso e libertador", revelou o canto nas redes sociais, agora que se estreia como compositor neste novo disco.

Leo Andrey foi o produtor com quem o agora cantor e compositor escolheu trabalhar este disco. Segundo Salvador Sobral "não havia absolutamente nenhuma dúvida de que seria ele", uma vez que conhece as suas canções "desde o estado mais embrionário". A acompanhar a voz do irmão de Luisa Sobral esteve André Santos com a sua guitarra, e ainda André Rosinha e Bruno Pedroso no contrabaixo e bateria. Agora que o famoso pianista Júlio Resende tomou a decisão de se dedicar inteiramente aos seus projetos, foi Abe Rábade quem ficou ao piano.

Em bpm, o artista português deixou entrar as suas maiores influências como Brad Meldau, Patrick Watson, Fionna Apple, Bon Iver, Sufjan Stevens, Capitão Fausto e ainda Bruno Pernadas. A catalã Sílvia Perez Cruz teve oportunidade de colaborar com este projeto, no tema That Old Waltz bem como a portuguesa Margarida Campelo, que participou no single Aplauso Dentro.

Neste projeto em que Salvador Sobral revela "expor toda a artéria aorta", destaque para a diversidade de línguas nas quais são cantadas as 14 canções. Nove são em português, duas em espanhol, duas em inglês e um prelúdio.

Os concertos de apresentação do álbum bpm estão marcados para 25 de junho no Centro Cultural de Belém e para 9 de julho no Teatro Sá da Bandeira no Porto.

Podes ouvir aqui o single Aplauso Dentro, na qual o criador de bpm está na companhia da portuguesa Margarida Campelo.