Header Ads

Especial 15 Anos Fantastic - 15 acontecimentos que marcaram os últimos 15 anos

No dia em que o Fantastic comemora 15 anos, fazemos uma viagem ao passado e recordamos 15 acontecimentos que marcaram os últimos quinze anos, em áreas como a televisão, a música, o cinema, a literatura, a tecnologia ou o desporto.

O Fantastic surgiu a 31 de maio de 2006, na altura como um fórum de discussão, tratando-se de um espaço onde qualquer um poderia criar uma história, mostrar o seu potencial para escrever, ao mesmo tempo que comentava os principais formatos da televisão nacional e internacional. Ao longo dos anos, passámos a marcar presença também nas várias redes sociais. 

Em maio de 2012, o Fantastic transforma-se num site sobre televisão. Nos últimos anos, a dinâmica do Fantastic alargou-se a outras áreas e atualmente somos mais do que televisão - somos também cinema, música, dança, literatura e teatro. Somos um meio que pretende, acima de tudo, informar e divulgar o melhor que se faz no panorama artístico e audiovisual, no nosso país ou além fronteiras.

Nos últimos anos, muito se passou no nosso país e no mundo. Recorda connosco alguns dos acontecimentos que marcaram a nossa sociedade desde 2006 até à atualidade:

 

2006

Criação da rede social "Twitter"

A 21 de março de 2006, cerca de dois meses antes do Fantastic surgir, foi criada uma nova rede social. O Twitter permitia aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 280 caracteres, conhecidos como "tweets"), tornando-se rapidamente numa das plataformas mais populares a nível mundial. O Twitter foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass em março e foi lançado em julho de 2006 nos EUA. Desde a sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo ao longo destes 16 anos.

 

2007

J. K. Rowling lança o último livro da saga Harry Potter

Foi em 2007 que chegou às livrarias o livro Harry Potter e os Talismãs da Morte, o último da saga de Harry Potter. A multimilionária J. K. Rowling pôs fim à história do feiticeiro e à magia dos livros que conquistaram o mundo. O livro foi lançado a 21 de julho de 2007 no Reino Unido e a 16 de novembro Portugal. 

A história deste último volume acompanha a jornada da personagem principal, Harry Potter, e dos seus melhores amigos, Ron e Hermione, que os leva até ao confronto final entre Harry e Voldemort. A adaptação cinematográfica do livro foi dividida em duas partes, tendo a primeira sido lançada em 2010 (conseguindo 960 milhões de dólares de bilheteira), enquanto a segunda parte chegou aos cinemas em 2011 (conseguindo arrecadar 1,3 bilião de dólares).

 

2008

Manoel de Oliveira comemora 100 anos e recebe Palma de Ouro de Honra

Em 2008, Manuel de Oliveira completava 100 anos. Dotado de uma resistência e saúde física e mental notáveis, era frequentemente enaltecido nas referências que lhe eram feitas, uma vez que era o mais velho realizador do mundo em atividade. 

No mesmo ano, foi homenageado com a Palma de Ouro de Honra do Festival de Cinema de Cannes como reconhecimento pelo seu talento e pela sua obra. Por ocasião da celebração do seu centésimo aniversário, foi ainda condecorado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique. O realizador viria a falecer a 2 de abril de 2015, aos 106 anos.

 

2009

O filme Avatar estreia nos cinemas

A 17 de dezembro estreava em Portugal o filme Avatar, um épico de ficção científica escrito e realizado por James Cameron, que conta com Sam Worthington, Zoë Saldaña, Michelle Rodriguez, Sigourney Weaver e Stephen Lang nos principais papéis. O filme passa-se no ano 2154 e é baseado num conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centauri. 

O filme foi lançado em 2D, 3D e tornou-se o primeiro a alcançar mais de  biliões de dólares em bilheteira, sendo até agora o filme mais visto de sempre nos cinemas. O filme foi nomeado para nove categorias dos Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador, mas venceu apenas em três: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte. A saga tem mais três filmes confirmados, estando a estreia de Avatar 2 agendada para 2022.

 

2010

Portugal vence um Emmy Internacional pela primeira vez com a novela Meu Amor

Pela primeira vez, a televisão portuguesa foi nomeada aos Prémios Emmy Internacional, que anualmente distinguem os melhores programas televisivos fora dos Estados Unidos. A nomeação recaiu na categoria de Melhor Telenovela, tendo sido Meu Amor, da TVI, a escolhida. 

A produção acabou por vencer no dia 22 de novembro de 2010, na 38.ª edição dos Prémios Emmy Internacional, em Nova Iorque. Meu Amor foi escrita por António Barreira, com direção de geral de Hugo de Sousa, sendo realizada por António Moura de Mattos, Nuno Franco e Paulo Brito. Margarida Marinho, Alexandra Lencastre e Rita Pereira, que interpretaram três mulheres que tinham em comum relações amorosas conturbadas, foram as protagonistas da história.

2011

O Fado é declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO

O Fado foi declarado, pela UNESCO, Património Cultural Imaterial da Humanidade, tornando-se  a primeira expressão artística a obter esta distinção em Portugal. A candidatura foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa, através da EGEAC/MUSEU DO FADO, envolvendo toda a comunidade artística do fado e instituições, bem como o consenso de todos os partidos políticos. Esta candidatura tornou-se, assim, uma causa nacional, pelo que se considerou esta uma vitória de Portugal.

Colocou-se ainda em curso um Plano de Salvaguarda que permitia preservar e salvaguardar as memórias da canção urbana de Lisboa, através da criação de uma Rede Integrada de Arquivos, de um Arquivo Digital de Fonogramas de Fado, de um Programa Educativo muito abrangente, de um vasto plano de edições (edição de fontes históricas, poéticas, críticas e musicais) e da criação de Roteiros de Fado.

 

2012

É lançado o sucesso Gangnam Style, de PSY

Foi em 2012 que o rapper, compositor e produtor musical sul-coreano PSY lançou Gangnam Style, tema que se tornou viral rapidamente. O videoclipe foi o primeiro vídeo do YouTube a alcançar a marca de 2 biliões de visualizações, tendo até ultrapassado o limite máximo de visualizações que os programadores do YouTube determinaram aquando da criação do site. 

Neste momento, o vídeo conta com mais de 4 biliões de visualizações. PSY é considerado o primeiro artista de K-Pop a conseguir realizar o feito de entrar efetivamente na indústria musical ocidental. O Ministério da Cultura, Desporto e Turismo da Coreia do Sul reconheceu o seu trabalho, concedendo-lhe a medalha da Ordem do Mérito Cultural Okgwan.

 

2013

Estreia Frozen, o filme de animação mais visto de sempre

Em 2013 estreia Frozen, um filme de animação musical produzido pela Walt Disney Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures. Inspirado pelo conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, a película conta as desventuras das irmãs reais de Arendelle. A mais jovem, princesa Anna, parte com Kristoff, um homem da montanha; Sven, a sua leal rena de estimação; e Olaf, um boneco de neve que sonha conhecer o verão, para encontrar sua irmã, a Rainha Elsa, cujos poderes congelantes transformaram o reino onde vive num inverno eterno.

O filme arrecadou mais de 1,2 bilião de dólares nas bilheteiras mundiais. É o filme com maior bilheteira no mundo de 2013 e a animação de maior bilheteira de todos os tempos. Venceu inúmeros prémios, entre eles o Óscar de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original (Let it Go) e o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação. Em 2019, foi lançada a continuação da história, Frozen II.

 

2014

Carlos do Carmo comemora 50 anos de carreira e vence Grammy Latino

No ano em que comemorou 50 anos de carreira, Carlos do Carmo tornou-se, a par da soprano Elisabete Matos, o segundo artista português a ganhar um Grammy, obtido na categoria Lifetime Achievement, entregue aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira. No mesmo ano, a 19 de novembro, o fadista recebe o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM de Las Vegas.

Na sequência do prémio, volta a ser homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa, que lhe outorgou, pela mão de António Costa, uma nova Medalha de Mérito Municipal. Também a Rádio Comercial lhe prestou homenagem, ao produzir um vídeo onde 35 cantores portugueses de diferentes gerações cantam Lisboa Menina e Moça, entre eles Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Rui Reininho, Camané, Mariza, Aurea, Ana Moura, Tiago Bettencourt ou David Fonseca.

 

2015

Chega aos cinemas o remake dos filmes clássicos portugueses dos anos 40

Em 2015, estreava nos cinemas portugueses O Pátio das Cantigas, o primeiro filme da trilogia “Novos Clássicos” que trouxe aos cinemas portugueses remakes dos clássicos dos anos 40.  Leonel Vieira, mentor do projeto, fez regressar ao grande ecrã, em 2015, O Pátio das Cantigas e O Leão da Estrela, tendo a trilogia terminado em 2016 com A Canção de Lisboa. A primeira longa-metragem desta trilogia, O Pátio das Cantigas, continua a ser o filme português mais visto nos cinemas de sempre, com 607 628 espectadores, superando O Crime do Padre Amaro.

2016 

Portugal é campeão no Europeu de Futebol em França

A 10 de julho, o golo de Éder deu a vitória a Portugal sobre a França e valeu o campeonato da Europa à seleção portuguesa de Futebol. O selecionador nacional Fernando Santos tinha prometido que só regressaria a Portugal a 11 de julho e realmente cumpriu. O técnico português e a sua equipa foram recebidos com tudo aquilo a que tinham direito, no regresso ao nosso país, e até o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber os novos heróis nacionais, condecorando-os com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

 

2017

Explosão do movimento Me Too

A expressão Me Too foi criada pela norte-americana Tarana Burk em 2006, mas foi um tweet da atriz Alyssa Milano, em outubro de 2017, que desencadeou este fenómeno. O movimento Me Too rapidamente se tornou viral nas redes sociais no sentido de incentivar as mulheres a denunciar casos de assédio sexual, especialmente em contexto laboral, bem como a serem solidárias umas com as outras no que toca a este assunto. Pouco tempo depois foram expostos vários casos de assédio sexual, tendo estado em cima da mesa nomes de grandes atores de Hollywood, atletas e políticos.


2018

Festival Eurovisão da Canção decorreu em Lisboa pela primeira vez após a vitória de Portugal

Salvador Sobral marcou a história de Portugal no Festival da Eurovisão com a interpretação da canção Amar Pelos Dois, que contou com a composição da sua irmã Luísa Sobral. Após se sagrar vencedor da competição em 2017, no ano seguinte o Festival Eurovisão da Canção realizou-se pela primeira vez em Portugal. Foi na Altice Arena que Catarina Furtado, Filomena Cautela, Sílvia Alberto e Daniela Ruah subiram ao palco para apresentar a edição de 2018 do Festival Eurovisão da Canção, com Cláudia Pascoal a ser escolhida como a intérprete para representar o nosso país.

 

2019

Cristina Ferreira estreia-se na SIC e o canal recupera a liderança

Após 16 anos na TVI e numa altura em que apresentava o Você na TV ao lado de Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira anuncia a sua mudança para a SIC. Foi a 7 de janeiro de 2019 que a apresentadora natural da Malveira se lançou no formato O Programa da Cristina, no qual liderou o horário das manhãs da SIC. 

A par com o formato matutino chegou também a apresentar os finais de tarde da SIC com o programa Prémio de Sonho, onde desafiava os concorrentes em diversas provas para concretizarem alguns dos seus sonhos. A chegada da apresentadora ao canal fez com que a SIC recuperasse a liderança das audiências, 12 anos e meio depois da TVI ter assumido a primeira posição. Em 2021, o primeiro lugar das audiências continua a pertencer ao terceiro canal, mesmo depois de Cristina Ferreira ter regressado à TVI no verão de 2020.

 

2020

Listen de Ana Rocha de Sousa é premiado no Festival de Cinema de Veneza

A realizadora Ana Rocha de Sousa lançou a sua primeira longa metragem – Listen – e o seu trabalho foi reconhecido no Festival de Cinema de Veneza. O filme venceu o prémio “Leão de Futuro”, o prémio especial do júri “Horizontes”, o prémio “Bisato d’Oro” de melhor realização e ainda o prémio “Sorriso Diverso Venezia” pela abordagem às questões sociais. 

A película da realizadora portuguesa conta a história de uma família portuguesa emigrada, a quem os serviços sociais retiram injustamente os filhos por suspeitas de maus tratos, e é interpretado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia, a atriz britânica Sophia Myles, entre muitos outros.

 Especial 15 anos Fantastic
Por André Pereira, Joana Sousa, Miguel Frazão Pedro Abreu