Header Ads

Ricardo Monteiro é a voz do novo Topo Gigio: "É uma responsabilidade gigante e um mix de emoções adicionais"

Foto: Canal Panda / Klip Agency
 
 “Topo Gigio”, o ratinho doce e “otimista” que entre o final da década de 1970 e os anos 80 mandava as crianças portuguesas para a cama ao som de José Cid, está de regresso à televisão infantil em exclusivo no Canal Panda. A estreia aconteceu no passado mês de abril e o dobrador Ricardo Monteiro é o responsável por dar voz a esta personagem mítica que atravessa gerações. O Fantastic falou com o ator sobre este projeto.

Ricardo Monteiro revelou ao Fantastic que fazer parte deste projeto "é uma responsabilidade gigante e um mix de emoções adicionais", por tudo o que ele representa. "Em pequeno, lembro-me da minha Mãe ter-me comprado uma camisola do Topo Gigio. Eu era mega fã. Já fazia, quer dizer, tentava, imitar a voz. Hoje, poder dar voz ao Topo Gigio, é um sonho tornado realidade. Chega a ser quase inacreditável", refere o ator.

"Há pais que ao dia de hoje irão ver a animação com os seus filhos e, inevitavelmente, haverá comparações da voz da minha voz com a do António Semedo. Isso na verdade é motivo de orgulho, mas irão naturalmente encontrar outra identidade no personagem", acredita Ricardo Monteiro.

"A primeira vez que passei por esse processo, tive de criar imunidade à comparação, às críticas e acima de tudo, à minha própria crítica. Sou muito crítico do meu trabalho. O que faço para ultrapassar a dificuldade inicialmente, é aceitar com todo o respeito o trabalho que foi feito por quem o fez anteriormente, não comparar continuamente e fazer por dar o meu melhor. O foco é o espectador", explica ainda o ator, referindo-se ao processo de realizar a dobragem de uma personagem que já teve, noutras épocas, a voz de outra pessoa.

Foto: Canal Panda

"Topo Gigio" é um ratinho espirituoso e sincero, para ele, tudo é tão novo, que qualquer coisa se torna uma verdadeira aventura incrivelmente emocionante. Gigio tem fiéis companheiros a seu lado: a melhor amiga Zoe, que o ajuda a contornar qualquer obstáculo, Bike Bob, o companheiro perfeito para andar pela cidade e o G-Team; (Toupeira, Pombo, Bunny Twins, Tartaruga, Sapo) prontos para se unirem a ele em qualquer altura e qualquer lugar.

O rato de esponja com grandes orelhas e traços de timidez dengosa criado em Itália, em 1959, que atravessou fronteiras e contracenou com Sinatra, Michael Jackson, John Wayne ou Hugo Pratt, regressa a Portugal mais moderno e atual, protagonizando uma nova série de animação realizada em 2D, que o Canal Panda exibe de segunda a sexta-feira, às 7h30, 14h30 e 18h45, e aos sábados e domingos, às 10h00 e 19h00.                                                                                                

A nova série procura trazer algumas novidades e ser mais atual. "Como sou espectador, coloco-me nesse papel e procuro identificar o que não gostaria de ouvir ou sentir. O que é que os espectadores poderão esperar de diferente nesta nova versão do “Topo Gigio”? Aventuras mais atuais, problemáticas contemporâneas, uma interação em espaços físicos diferentes, mas a mesma energia e fofura de sempre do nosso herói. Isso, parece-me, é o mais importante. E claro, pelo facto de ser animado, permite a introdução de novos personagens", refere a nova "voz" de Gigio.

Ricardo Monteiro tem sido, nos últimos tempos, presença recorrente na ficção nacional. Atualmente podemos vê-lo como Sargento Rafael Gomes em Bem Me Quer. "Tem sido muito divertido porque toda a equipa, sem exceção, tem muito boa energia. Há bom ambiente e trabalhar assim é maravilhoso. Sou um sortudo, trabalho sempre com pessoas boas. Isso deixa-me feliz!", conta-nos o ator sobre a sua participação na trama assinada por Maria João Mira.

Foto: Tomás Monteiro

Sobre o processo de construção da personagem o Sargento de Bem Me Quer, refere que tal foi acontecendo de uma forma faseada. "Comecei por contactar amigos que são da GNR, questionar sobre muitos aspetos, entender a sua dinâmica, ação e interação com a sociedade civil. Esse foi o maior desafio no início, depois de tantas dicas para ser um guarda verosímil. E como o guião está muito bem escrito, linguagem descomplicada, próxima e integrado num núcleo 5 estrelas, a integração acabou por ser um desafio, para encontrar um compromisso entre a seriedade duma força militar, do aldeão e por vezes amigo. Não se trata apenas dum guarda, é um personagem amigo de todos, mas com um poder de autoridade.", conclui o ator.