Header Ads

RTP1 vai emitir a 93ª edição dos Óscares

Num ano em que tudo é diferente, a cerimónia mais badalada do mundo do cinema regressa à televisão em sinal aberto em Portugal. Depois de dois anos a ser exibida pela FOX no cabo, este ano cabe à RTP a transmissão dos Academy Awards, o evento em que serão premiados os melhores trabalhos da indústria do cinema em 2020. A cerimónia tem data marcada para o próximo dia 25 de abril e, como em anos anteriores, ocupa grande parte da madrugada do dia 25 para 26 de abril. 

Dividida entre a Union Station, a principal estação ferroviária de Los Angeles, e o Dolby Theatre, o palco habitual da cerimónia, a 93ª entrega das estatuetas douradas contará com a presença dos indicados em estúdio, após um processo de testagem em massa patrocinado pela organização do evento. Por cá, será a primeira vez desde 1998 que a RTP assume a transmissão, confirmou Mário Augusto, no programa Janela Indiscreta emitido pela RTP3.

Com as indicações fortemente dominadas pelo streaming, Mank é a longa-metragem com maior número de indicações, seguido de Judas and The Black Messiah, Nomadland, The Trial of Chicago 7, Sound of Metal e Minari. Netflix, Amazon Prime e Disney+ conquistaram indicações nas várias categorias, numa verdadeira revolução das tendências dos votantes da academia, que se deve em grande parte à falta de estreias nas grandes salas de cinema, mas que poderá ser um dos grande indicadores para que o streaming assuma a dianteira das premiações.

Acompanha a análise aos indicados para Melhor Filme na rubrica Coming Up e fica a par das apostas para a entrega de prémios, que este ano se apresenta com a luta contra a descriminação racial como tema de fundo.