Header Ads

“Ordem Moral” estreia em formato minissérie na RTP1

O cinema nacional continua a ser aposta na estação pública que desta vez regressa às já habituais minisséries derivadas de filmes, com conteúdos extra lançados em exclusivo no pequeno ecrã. Ordem Moral, película realizada por Mário Barroso, da autoria de Carlos Saboga, é a oferta da programação da RTP para este sábado, dia 3 de abril, a partir das 22h28. 

Ao longo da noite serão emitidos três episódios derivados do argumento da longa-metragem, apresentando o relato desta história baseada em factos verídicos aos espectadores. Com produção da Leopardo Filmes e protagonizado por Maria de Medeiros, Ordem Moral conta com Albano Jerónimo, João Pedro Mamede, Ana Bustorff, Vera Moura, João Arrais, Rui Morrison, Ana Padrão, Ana Bustorff, Júlia Palha, Sónia Balacó, Teresa Madruga, Isabel Ruth e Miguel Borges no elenco.

Maria Adelaide Coelho da Cunha, a mulher que em 1918 detinha a direção do jornal Diário de Notícias é a grande figura do enredo de Ordem Moral. Respeitada entre os pares e com uma posição de destaque numa sociedade dominada pelos homens, esta mulher deixa para lá os luxos da vida pública para se entregar ao amor pelo motorista, 26 anos mais novo, fazendo correr tinta por toda a imprensa. Mas além do amor, há uma vingança a servir de motor. 

 

O abandono do lar, leva o marido de Maria Adelaide a engendrar um plano maquiavélico que põe termo aos sonhos da jornalista. Três semanas depois de se entregar à paixão, é declarada incapaz e internada num hospício, dando margem de manobra a que o marido venda o império da comunicação, ganhe lucros e deixe instituições com o selo de confiança da população nas mãos daqueles que anos depois instauraram a ditadura em Portugal.

Ordem Moral foi a escolha da Academia Portuguesa de Cinema para representar o país nos Prémios Ariel, atribuídos pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas do México, onde concorreu à categoria de Melhor Filme Ibero-Americano ao lado de projetos como Dolor y Gloria, do famoso cineasta Pedro Almodóvar com Antonio Banderas como protagonista.