Header Ads

“Hamlet” sobe ao palco do Teatro Experimental de Cascais a 21 de abril


O clássico de William Shakespeare é a escolha do Teatro Experimental de Cascais para o regresso aos palcos. Numa tradução de Sophia de Mello Breyner Andersen, Hamlet é a peça que sobre aos palcos da sala de espetáculos já no próximo dia 21 de abril, onde estará em exibição de terça a sexta-feira pelas 19 horas até ao próximo dia 30 abril, seguindo depois para o Teatro Municipal Mirita Casimiro e o Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada. 

A sinopse oficial deste projeto descreve o protagonista da obra como “uma das mais icónicas personagens da literatura”, num texto que vai trazer os tons do clássico trágico. Hamlet, Príncipe da Dinamarca, descobre os meandros por detrás do assassinato do seu pai às mãos do tio, Cláudio, com o objetivo de tomar o trono e a mão da rainha em matrimónio. 
 
Entre a loucura real e a loucura fingida, Hamlet é uma história de vinagnça, em que o protagonista tudo fará para repor a verdade enquanto conversa com o espírito do falecido pai, sem saber se o que este lhe conta é a verdade dos factos. “Há algo de muito mais profundo neste texto que fala sobre a natureza humana e, sobretudo, sobre a vida e a morte, em duelos verbais que Hamlet mantém com outras personagens ou em auto-reflexões sobre ele próprio - ou melhor - sobre nós”, adianta o texto que apresenta ao público a peça.

Com encenação de Carlos Avilez, José Condessa veste a pele da personagem principal da obra, num elenco que inclui Elmano Sancho, Flávio Gil, Bárbara Branco, Gonçalo Almeida, Henrique Gomes, João Gaspar, João Pecegueiro, Maria João Pinho, Miguel Amorim, Renato Pino, Sérgio Silva, Luiz Rizo, Marco Sá Pedroso, Miguel Loureiro, Teresa Côrte-Real, Rodrigo Cachucho, João Vasco na voz-off e Elmano Coelho no saxofone. A cenografia está ao encargo de Fernando Alvarez, com desenho de luz de Rui Monteiro e desenho de vídeo de João Pedro Fonseca. A produção é de Raul Ribeiro.