Header Ads

Viaja ao passado com a série "Conta-me como foi"


Fotografia: RTP

Esta semana o Fantastic traz-te mais uma sugestão de série. Volta atrás no tempo com Conta-me como foi, a série nacional ideal para veres em família ou até mesmo sozinho. Junta-te à família Lopes nos anos 60 e observa como era viver na altura, a moda, os costumes, as novas tecnologias, os medos e os objetivos de uma sociedade controlada pela ditadura. 

É o ano de 1968 e os Lopes vivem no bairro social em Lisboa, são uma família de classe média que habita no 1º andar de um apartamento modesto. António Lopes (Miguel Guilherme), o pai da família, é funcionário público no Ministério das Finanças no entanto, devido às dificuldades económicas, faz horas extraordinárias numa reprografia chefiada pelo engenheiro Afonso Ramirez (José Raposo). A mãe Margarida Marques Lopes (Rita Blanco) começa inicialmente por coser calças mas rapidamente ganha força para voar mais alto no mundo do trabalho e ajudar a família financeiramente. 

Isabel (Rita Brutt) é a filha mais velha e procura uma vida mais independente e livre, algo que para a época trouxe muitos problemas para a família, "Tóni" (Fernando Pires), o segundo filho, é o primeiro estudante universitário dos Lopes e carrega tal peso de responsabilidade mas como qualquer estudante de direito nos anos 60 ficar mudo aos problemas governamentais era impensável e praticamente impossível por muito que lhe dissessem em casa para não se meter em política, finalmente Carlos (Luís Ganito), o último filho e também o mais novo, segue a sua curiosidade e a sua imaginação a partilha as mesmas com os seus amigos. A avó Hermínia (Catarina Avelar) ajuda então a filha e o genro com todos os seus problemas do dia a dia sendo um elemento indispensável à família. 

É através da narração de Luís Lucas (voz da personagem Carlos Lopes em adulto) que nos é contada a história da família permitindo-nos, assim, entender o ponto de vista de uma criança ingénua em relação aos fatores sociais, políticos e económicos dessa época histórica de Portugal que continua tão próxima como afastada dos portugueses. Observamos a evolução da família mas também a evolução do país e do mundo, a moda, a roupa e o cabelo, as novas tecnologias, os novos produtos que hoje, no século XXI, são completamente banais mas que para qualquer português da altura eram produtos de sonho. Conta-me como foi retrata a sociedade portuguesa ainda fechada e controlada pela ditadura, o seu modo de pensar e de viver, contrastando com a mentalidade jovem que gradualmente se fazia ouvir. 

A série foi primeiramente lançada a 2 de abril de 2007 na RTP1 sendo que, 5 temporadas depois, terminou em 2011 quando na série se dá o 25 de abril de 1975. Todos os 104  episódios rondam os 60 minutos e com objetivo de alcançar uma audiência ainda maior foram também adaptados para cidadãos com necessidades especiais através de legendas em teletexto e com áudio-descrição na Onda Média da Antena1. Para trazer ainda mais vida, é possível assistirmos a filmagens reais de programas televisivos da época bem como ouvirmos conteúdos de rádio que estão frequentemente presentes no dia a dia da família.

Conta-me como foi é a serie ideal para ver em família pois tanto os mais novos como os mais velhos podem assistir, é uma série nacional muito valorizada não só pelo elenco que a constitui mas também pela precisão e atenção para com o detalhe com que foi realizada. Felizmente o seu fim não se deu em 2011 uma vez que recomeçou a 7 de dezembro de 2019 a 6º temporada e ainda não se despediu por completo da televisão, juntando-se ao elenco Inês Castel-Branco, Beatriz Frazão, Madalena Almeida, Tiago Delfino, Mafalda Vilhena, Rui Melo entre outros. 

Junta-te a todos os espectadores e desfruta da série na RTP Play: