Tiago Teotónio Pereira sobre “A Serra”: “Uma nova personagem é sempre um desafio”
A Serra é a trama que tem conquistado os serões do portugueses no horário nobre da SIC. Junto com as paisagens de luxo da Serra da Estrela, a história da autoria de Inês Gomes reúne vários nomes consagrados num elenco repleto de caras conhecidas do grande público. Tiago Teotónio Pereira é um dos nomes desta nova aposta da estação de Paço de Arcos, e depois de dar vida ao intenso vilão Rui em Nazaré, volta agora ao ecrã no papel do assertivo Salvador, que chega à Fraga Pequena para tentar salvar os pais da falência iminente. Ao Fantastic, o ator faz um balanço deste novo desafio no canal do grupo Impresa.
Presença habitual em vários formatos de entretenimento, Tiago Teotónio Pereira tem fama de bem disposto e brincalhão. Na nova aposta da ficção da SIC, aterra de pára-quedas no núcleo cómico, mas desta vez num personagem em que o humor não é a sua principal característica. “Não diria que seja um personagem mais sério. Porque ele é um tipo absolutamente normal. Parece mais serio porque é a única responsável no meio daquela família e isso parece estranho! Mas não é!”, refere ao nosso site o interprete sem deixar de referir que no meio da trapalhada em que se tornaram os Teles de Arriaga o seu Salvador “é que está certo”, refere entre risos.
Com uma carreira com vários sucessos que passa pelos três canais generalistas, Tiago Teotónio Pereira tem sido aposta frequente e mesmo com vários personagens no currículo, abraçar um novo papel continua a ser um desafio para o ator. “Uma nova personagem é sempre um desafio. Torna-se mais fácil com o talento todo que tenho à minha volta e principalmente a dar-me contracena”, confirma.
Em A Serra volta a cruzar-se com Manuela Couto, que depois do sucesso de Nazaré, volta a dar vida à mãe da personagem de Tiago Teotónio Pereira, num reencontro que deixou o interprete bastante feliz. “Não só é importante como muito bom. Foi uma sorte, e quando soube que ia trabalhar com a Manuela outra vez foi incrível! Para mim, o mais importante no trabalho é ter uma boa equipa e bom ambiente, e na Serra temos isso tudo!”, reflete o ator que nesta produção volta a encontrar vários amigos de bastidores como José Mata ou Isabela Valadeiro.
Depois ter dado vida a um dos principais personagens da segunda temporada de Nazaré, o artista regressa agora ao ecrã, sem contudo, sentir que exista algum desgaste de imagem pela proximidade dos dois projetos. “Não. Por vários motivos. O Amor Amor começou primeiro, as personagens são completamente diferentes, horários diferentes. Quando o convite foi feito, a personagem era interessante e desafiante, não havia motivos para não aceitar”, refere o intérprete ressaltando numa fase em que a pandemia continua a afetar a cultura é “uma sorte” conseguirem continuar a desenvolver a sua arte.
Ainda antes da estreia, A Serra foi apelidada por muitos dos atores como um “novelão”, numa produção em que se pretende cruzar o drama clássico com novas formas de entreter. Ao Fantastic, Tiago Teotónio Pereira confirma as palavras do restante elenco e levanta-nos um pouco do véu sobre o que podemos esperar daqui para a frente. “É de facto um novelão. É mais densa e intensa. Apesar de na Nazaré, a minha personagem ser muito intensa, a novela depois era mais "leve". Aqui há muita coisa acontecer. Muitos núcleos diferentes, cada um com as suas motivações muito vincadas. E isso é muito bom. Tanto para nós, atores, como para o publico”, garante o ator que nesta nova trama vai penar para conquistar o amor da padeira Jacinta, personagem de Ana Marta Ferreira.
Comente esta notícia