Header Ads

Prémios Sophia 2021 serão entregues em setembro

Está escolhida a data para a celebração da próxima edição dos Prémios Sophia. Os trófeus entregues pela Academia Portuguesa de Cinema vão ter vencedores anunciados no próximo dia 19 de setembro numa gala que, tal como em anos anteriores, terá o Casino Estoril como palco. A premiação que distingue os melhores trabalhos em cinema realizados no ano anterior, reservou a data antecipadamente neste que será um regresso aos meses que encerram o ano, algo que não acontecia, de forma previamente prevista, desde a segunda edição, em 2014.

“No ano em que a Academia Portuguesa de Cinema comemora o seu 10.º aniversário, a celebração anual do Cinema Português será dedicada ao tema “Cinema Europeu”, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Será ainda atribuído, pela primeira vez, o Prémio Sophia de Melhor Filme Europeu”, refere o comunicado oficial da organização do evento partilhado nas redes sociais  da Academia Portuguesa de Cinema.


A nona edição dos Prémios Sophia vai premiar os destaques do cinema nacional em 2020, com a entrega dos galardões de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator e Atriz Secundários, Melhor Realizador e Melhor Filme, além da nova categoria agora revelada. O anúncio trará os títulos dos sucessores de Variações e A Herdade, as duas longas-metragens com mais estatuetas somadas na última celebração, que devido à pandemia foi adiada do mês de março para outubro, num evento sem público.