Portugal conquista cinco prémios na edição deste ano do festival Filmapalozza
Desenvolvidos originalmente para o projeto The 48 Hour Film Project, À Vida, a curta-metragem de estreia de André Gonçalo Costa, e A Minha Vez, uma criação dos Circuito Suplente, levam agora o nome de Portugal além fronteiras conquistando um total de cinco dos prémios entre as várias categorias para os quais estavam indicados na edição deste ano do festival Filmapalozza, que antecede a edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes. O anúncio, inteiramente digital devido à pandemia do novo coronavírus, foi feito no último domingo, dia 21 de março.
Indicada para oito galardões, À Vida trouxe para casa a distinção de Uso de Frase, seguindo os parâmetros propostos pelo concurso nacional, Melhor Interpretação Feminina, entregue a Catarina Lima que na história dá corpo a Micaela, e consagrou-se ainda como a curta-metragem vencedora do Prémio Público, passando a integrar assim a seleção de filmes exibidos no Festival de Cinema da Cannes. Enquanto A Minha Vez, que venceu a edição de 2020 do 48 Hour Film Project e que representou Castelo Branco no Filmapalozza conquistou o Prémio de Melhor Caracterização e Melhor Canção Original.
A história de perda de António é o mote que acompanha os quase oito minutos de filme de À Vida. Com uma premissa inspiracional, a narrativa acompanha o final da vida de Micaela, uma jovem na flor da idade que luta contra uma doença que será fatal. Enquanto a morte se aproxima, o círculo de amigos tenta recordar os bons momentos que passaram juntos, com António a culpar-se por não ter tido coragem para lhe mostrar os seus sentimentos mais cedo. O argumento é assinado por Andreia Azevedo Moreira.
Já A Minha Vida acompanha a vida de um homem que ganha a vida como Dragqueen com a vergonha da família a servir de impulso para mais um performance do protagonista desta história onde o fado tem um papel essencial. Da autoria da dupla Diogo Barbosa e Alexandre Pinto Lobo, o projeto venceu nove das treze categorias da competição nacional do The 48 Hour Film Project.
Comente esta notícia