Header Ads

Måneskin representam Itália no "Eurovision Song Contest 2021"

Foto: Direitos Reservados

O grupo de rock Måneskin, com a música Zitti E Buoni, venceu a 71ª Edição do Festival De Sanremo, definido como método de escolha italiano para o Festival Eurovisão da Canção.Francesca Michielin (representante da Itália no ESC 2016, em Estocolmo) e Fedez alcançaram o segundo lugar e Ermal Meta (representante do país no ESC 2018, em Lisboa) obteve o terceiro posto. 

Transmitido no Teatro Ariston, em Sanremo, o extenso método de seleção transalpino é realizado pela emissora RAI, onde durante cinco noites foram-se dando a conhecer as vinte e seis canções a concurso. Quanto ao método de votação, foi dividido entre um juri formado e escolhido pela televisão estatal italiana, um júri experiente, os telespetadores e o júri de imprensa. 

Na Final, dos vinte e seis apenas três transitam para a Superfinal, que coroou Måneskin com 40% dos votos, numa vitória inesperada, elevando a bandeira Italiana no Eurovision Song Contest, em Roterdão.


A Itália, estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1956, contando com 46 participações e duas vitórias no palmarés(1964 e 1990). Estiveram ausentes do ESC de 1998 até 2010, regressando em 2011 e desde então, conseguiu arrecadar seis vezes o lugar no top 10, na última década, fazendo do país um dos mais bem sucedidos na competição. Atualmente, os italianos pertencem ao grupo dos Big 5(que são os principais contribuidores económicos) tendo por isso, a passagem direta para a final, juntamente com anfitrião, a França, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Em 2020, seria representada por Diodato e a canção Fai Rumore.