Header Ads

Eva Barros será Joana em “Vento Norte”


Vento Norte é a próxima série em estreia no canal público, numa produção da Recados do Mundo que promete trazer para a televisão nacional um projeto que se inspira em sucessos como Downton Abbey ou Peaky Blinders na dimensão, mas com Portugal muito presente no contexto. Eva Barros é uma das caras deste elenco e em conversa com o Fantastic levanta um pouco do véu sobre o que podemos esperar desta nova aposta que chega ao ecrã brevemente.

A série passa-se nos anos vinte, numa nova viagem ao passado da história de Portugal, onde uma família abastada de Braga serve de pano de fundo para um período histórico onde tudo era muito diferente da nossa realidade. Neste enredo, Eva Barros assume o papel de Joana, uma criada que se torna cuidadora do filho mais velho dos Mello, depois do regresso da guerra, onde foi gaseado. 
 
Uma realidade muito atual na época em que a história de Vento Norte se desenrola e que obrigou a um trabalho de construção para o papel. Conhecer melhor os anos 20 em Portugal e a forma como as pessoas viviam na altura, foi essencial para a construção da minha personagem. Durante os ensaios trocamos e comentamos entre todos vários títulos indispensáveis de ver e ler tanto a nível de filmes e séries como livros para melhor conhecermos o tempo que iríamos retratar”, refere a interprete ao nosso site, destacando que ficou fascinada com alguns dos dados que recolheu para o papel.

Uma das descobertas mais deliciosas que esta personagem me trouxe foi entender o quão importante e quase vital é o frenesim ‘dos de baixo’, quero com isto dizer, que numa casa senhorial existem quase como que duas realidades paralelas que coabitam, os senhores e os empregados e que uma não pode passar sem a outra”, conta-nos Eva Barros, referindo que o facto deste ser um drama história acarreta várias responsabilidades. Sempre que mergulhamos num projeto, entramos numa realidade, na realidade e circunstâncias onde habita a história e a personagem, quando temos de nos deslocar para realidades/ épocas que não são as que vivemos, digo, na atualidade, o desafio e a necessidade de conhecer mais profundamente o contexto em que decorre a acção é fundamental”, refere ao Fantastic.

Em tramas que viajam pelo nosso passado, o olho clínico do público mais conhecedor é sempre um ponto importante a ter em conta, até porque o mínimo erro é detetado. Esse cuidado existiu desde o processo de criação de personagem, levando ao público uma aproximação, tanto quanto possível à realidade retratada. Recriar uma época é de uma grande responsabilidade pois tudo tem de ser tomado em consideração. O espetador está atento aos pormenores e quando se retrata a história de um país - e neste caso o nosso - é, ainda mais, imperativo respeitar e recriar a época da forma mais fiel e real possível”, diz-nos Eva Barros, que define a sua Joana como uma jovem simples, trabalhadora que ajuda a restante família que vive no interior do país numa pequena aldeia, é apaixonada e sonhadora mas apesar de humilde sabe o que quer e é sempre movida pelo Amor e pela Verdade”.

Vento Norte marca o regresso de Eva Barros ao elenco principal de uma série depois de em 2016 ter integrado o grupo de atores de Dentro. Um regresso muito feliz para atriz que define esta nova aposta da RTP como “incrível” reforçando o fascínio pela época e agradecendo a oportunidade numa fase em que o meio artístico atravessa várias dificuldades trazidas pela pandemia. Foi muito muito bom e nas condições em que o Vento Norte foi filmado tudo se tornou ainda mais especial. Dadas as circunstâncias que atravessamos, a equipa viveu praticamente junta e isolada 3 meses em Braga. Estávamos todos ali, no mesmo ‘barco’, a tomar todas as medidas de segurança e a darmos tudo de nós para que nada falhasse e pudéssemos concluir o projeto sem grandes percalços. Foi muito intenso mas muito gratificante. Estou muito grata e feliz por fazer parte deste projeto”, confessa a atriz.

Sisley Dias, Almeno Gonçalves, Natália Luiza, Ana Zanatti, Irís Cayatte, Joana de Verona, Rodrigo Tomás, Diogo Martins, Paulo Calatré, Carlos Carvalho, Joaquim Nicolau e Elmano Sancho são apenas algumas caras desta série criada por João Matos, Almeno Gonçalves e João Cayatte, Eva Barros eleva a expectativa e desvenda um pouco do que podemos esperar: Vento Norte, tal como o nome indica, vai arrebatar corações com a força dos ventos que vêm do Norte. Sou suspeita mas esta produção tem um charme e um brilho especial. Os textos são ótimos, os atores maravilhosos, os cenários (que foram todos exteriores) são de uma grandiosidade imensa e real, e todo o trabalho de som, luz e claro, a realização minuciosa e precisa do nosso realizador, João Cayatte. Podem esperar uma história incrível, intrigante, apaixonante e que vai, certamente, a cada episódio, deixar  todos a querer saber mais e mais sobre cada um destas incríveis e surpreendentes personagens”, termina a atriz que poderemos ver na RTP já a partir do próximo dia 14  de abril em horário nobre.