Conhece os vencedores da 78ª edição dos Globos de Ouro
Apresentado como um dos front runners da categoria Nomadland venceu na categoria de Melhor Filme Dramático, destronando sucessos aclamados como Mank e The Trial of Chicago 7. Na comédia a vitória sorriu a Borat Subsquent Movie, a sequela do primeiro filme de Borat, trouxe o trofeu de Melhor Filme Comédia ou Musical para as mãos da Amazon Prime, cumprindo a tendência da aposta no streaming.
Andra Day bateu uma lista de grandes vultos do cinema, que incluiu vencedoras de Oscars, e venceu como Melhor Atriz em Filme Dramátic por The United States vs. Billie Holiday, enquanto Chadwick Boseman vence um Globo de Ouro póstumo como Melhor Ator em Filme Dramático pelo seu desempenho em Ma Rainey’s Black Bottom. Na comédia, Sacha Baron Cohen ganha o trofeu de Melhor Ator em Filme Comédia ou Musical na pele Borat, e Rosamund Pike conquista a distinção no feminino pelo recente sucesso I Care a Lot.
Ainda na lista de interpretações Jodie Foster arranca o troféu de Melhor Atriz Secundária com a longa-metragem The Mauritanian e Daniel Kaluuya confirma as expectativas que já vinham de premiações anteriores ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário com o filme Judas and The Black Messiah.
O prémio de Melhor Realizador chegou no feminino com a vitória de Chloé Zhao por Nomandland. O fenómeno The Trial of Chicago 7 não saiu de mãos a abanar e foi título anunciado como vencedor na categoria de Melhor Argumento, com o prémio a ser entregue a Aaron Sorkin, cuja carreira ganhou um novo fôlego depois do feedback da película na Netflix.
O Disney+ não fica de fora das vitórias no streaming, com a Pixar a somar mais um Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme de Animação com a longa-metragem Soul, lançada em exclusivo na nova plataforma de streaming da Disney Company. O projeto que tem o jazz a servir de base a um dos arcos da história venceu, também, o prémio de Melhor Banda Sonora.
A fechar as indicações ligadas à sétima arte, Minari, o filme que tem causado barulho nos bastidores de Hollywood depois de ter sido cortado da lista de candidatos aos Academy Awards, venceu o galardão de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Enquanto Io sì, de Laura Pausini para o filme The Life Ahead foi coroada como Melhor Canção Original.
Entrando no universo da televisão, sem surpresas, The Crown foi eleita a Melhor Série de Televisão em Drama, e Schitt’s Creek venceu na mesma categoria dedicada à comédia. Duas das maiores apostas que se confirmaram no final da cerimónia. Assim com The Queen’s Gambit, que colocou o mundo a querer aprender a jogar xadrez, cumpriu o esperado e venceu como Melhor Minissérie ou Telefilme.
Nas categorias de interpretação os três grandes vencedores mantiveram a tendência com Emma Corrin, Josh O’Connor e Gillian Anderson, a entregarem a The Crown os Globos de Ouro de Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Atriz Secundária. Por outro lado, Catherine O’Hara foi a homónima de Corrin, somando uma vítória como Melhor Atriz em Série em Televisão Comédia para Schitt’s Creek. Anya Taylor-Joy, destacadíssima nas sondagens, também confirmou as esperanças da audiência e venceu como Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme com The Queen’s Gambit.
Fora do universo das três principais vencedoras da noite em televisão ficaram os prémios de Melhor Ator em Série em Televisão entregue a Jason Sudeikis por Ted Lasso, Melhor Ator Secundário que foi conquistado por John Boyega em Small Axe, e Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme, no qual venceu o já aguardado Mark Ruffalo por I Know This Much Is True, o drama que está disponível na HBO Portugal e onde o ator dá vida a dois irmãos gémeos com fisionomias e carácteres bastante distintos.
Comente esta notícia