Header Ads

“A Metamorfose dos Pássaros” conquista dois prémios no Brasil

Enquanto aguarda por um espaço no calendário de estreias das salas de cinema, que continuam fechadas devido ao Estado de Emergência, A Metamorfose dos Pássaros, longa-metragem de estreia de Catarina Vasconcelos, continua a conquistar a crítica nas exibições em circuito fechado. A película conquistou o Prémio Especial do Júri e o Prémio do Público no Coisa de Cinema, Festival Panorama Internacional de Salvador da Bahia, no Brasil. Os galardões juntam-se a uma já extensa lista de prémios conquistados em todo o mundo.

A longa-metragem junta ficção e realidade num retrato profundo sobre a relação entre Catarina e o seu pai, depois da perda da mãe. De acordo com a sinopse oficial do projeto, as duas personagens vão encontrar-se num ponto emocional que é em tudo distinto da maioria de relações entre filhos e pais. A mentora do filme assume a personagem principal na contracena de um elenco que reúne figuras reais e atores.


João Pedro Mamede, um dos grandes destaques de A Herdade no ano passado, empresta a voz ao projeto, na interpretação do pai da protagonista, Henrique Serpa Vasconcelos. Em 2013, no seu primeiro trabalho, a curta-metragem Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso, Catarina Vasconcelos já tinha dado provas de qualidade, garantindo uma indicação no DocLisboa.


De acordo com a agência Portugal Film, citada pela Lusa, A Metamorfose dos Pássaros é a película com mais seleções e prémios internacionais entre os títulos que foram lançados em 2020, tanto no circuito de festivais como nas salas de cinema. Com a chancela de produção da Primeira Idade, o projeto conquistou, entre outros galardões, o FIPRESCI Prize e Berlinale Documentary Award em Berlim, na Alemanha, e as distinções de Melhor Realização, Grande Prémio de Lisboa e Prémio do Público no IndieLisboa.