Header Ads

Viriato Quintela: "Estou ocupado a ser feliz em 'A Serra', que tanto significado tem para mim"

 Foto: Direitos Reservados

A Serra é a mais recente aposta da SIC na ficção nacional, contando com a autoria de Inês Gomes. A nova telenovela das noites do canal tem como narrativa principal um drama familiar que promete trazer um amor regado com uma vingança, com a ação da trama a desenrolar-se entre Lisboa e a Serra da Estrela. Protagonizada por Júlia Palha, Carolina Carvalho, Sofia Alves e João Mata, A Serra marca ainda o regresso de Viriato Quintela ao pequeno ecrã,  que dá vida ao polícia Valter Santos. O Fantastic falou com o ator sobre este novo desafio.

"Esta novela tem o condão de termos uma perspectiva diferente de uma zona do país que se perde um pouco para a interioridade e também um elenco fantástico, que a torna numa aposta de distinção. Estou radiante por ter oportunidade de gravar esta minha personagem, que não tendo núcleo fixo, possibilita que eu grave com vários núcleos em variadas alturas difíceis da trama", começa por nos explica Viriato Quintela.

"Como ator, estou ocupado a ser feliz em A Serra, que tanto significado tem para mim. Cresci na zona que agora é retratada nesta fabulosa e inigualável novela", conta-nos. O ator revela que interpreta este "homem da autoridade sempre sonhou ser aquilo que é". Na opinião do intérprete, Valter "sempre quis ser militar, mas sendo da aldeia a oportunidade que se apresentou foi a ser Guarda Nacional Portuguesa na terra que tão bem o conhece". Para Viriato, este homem "quer ser o mais rigoroso possível, dentro da sua realidade, a de conhecer toda a gente na aldeia". 

Viriato Quintela está de volta, desta maneira, às telenovelas, um formato que, a longo prazo, continuará a ser da preferência do público português, acredita. "Apesar do advento do digital, potencial pela situação atual, grande parte da população portuguesa é consumidora de telenovela e assim continuará. O público jovem, claro está, na sua esmagadora maioria está a migrar para outros meios, mas a fatia significativa de espectadores ainda está na televisão e faz muito bem, pelo menos nesta nova história que vamos contar", revela o ator ao Fantastic.

Com a aposta em A Serra, a SIC reforça também o seu leque de produções faladas em português, que cada vez mais são uma realidade. Para Viriato Quintela, estas produções são, habitualmente, líderes de audiências por ser sinónimo de "diferença ou simplesmente qualidade", referindo anda que "SIC tem feito apostas muito acertadas pela pessoa do seu novo director", referindo-se ao trabalho de Daniel Oliveira.

"O Daniel tem sabido gerir muito bem os recursos disponíveis, apostou em programas disruptivos e que tiveram sucesso junto ao público. Isso coloca a SIC na pole-position, parece-me, e merecidamente. A televisão portuguesa sofre de um mal: usa sempre as mesmas fórmulas cansadas e as mesmas pessoas… chegou alguém que tentou fazer diferente e foi feliz nos resultados, felizmente", defende Viriato Quintela.

Numa altura em que a SIC tem apostado, cada vez mais, em séries originais para o serviço OPTO SIC, Viriato revela-nos que, mais do o futuro da televisão, "as plataformas de streaming são uma realidade bem presente", numa altura em que "está tudo a mudar muito rápido e o rumo não é certo" neste meio. "Quem diria há 10 anos que ias estar a ver televisão portuguesa no telemóvel? Julgo que as plataformas que disponibilizam os espaços para pessoas explorarem o seu potencial como o YouTube e o Instagram ainda podem ter muito a oferecer e evoluir ainda mais", explica o ator ao Fantastic.

Paralelamente a este fenómeno do digital, estão as escolhas de "pessoas singulares que arrastarão multidões" e que são, por isso, escolhidas para trabalhar no pequeno ecrã. "Esse paradigma já está a crescer, basta para isso ver que há pessoas a serem colocadas em produções que são escolhidas pelo número de seguidores e não pelo talento ou esforço que dedicaram à arte - isto é uma conotação, não uma crítica, porque os diretores egestores dos projetos é que traçam o seu caminho e objetivos - os resultados vão-se vendo", defendo também Viriato.

Para além do seu trabalho enquanto ator, Viriato Quintela é também apresentador e, atualmente, é responsável pela rubrica #BeirãoRijo, um espaço de conversa em direto, que leva a cabo na sua conta de Instagram (@viriatoquintela) há cerca de um ano. "É um trabalho de amor. Divirto-me imenso a fazê-lo, apesar de ser trabalho e de tentar manter algumas qualidades que possa ter como apresentador", explica ao Fantastic.

Mas se este projeto já o faz sentir realizado, voltar a trabalhar em televisão como apresentador é um objetivo. "Ainda é um sonho apresentar um programa que seja à minha imagem. Boas conversas, trivias, cultura geral, viagens, cinema, TV - tudo temas com os quais me sinto à vontade e tenho uma curiosidade imensa em saber mais. E aprendo exactamente isso no #BeirãoRijo com as mais variadas pessoas com quem já conversei, nacionais e internacionais".

Da lista de convidados que já passaram pela rubrica online, estão Pedro Pinto, Teresa Guilherme, João Reis, Maitê Proença, Walcyr Carrasco, Bruno Cabreirizzo, Ana Patrícia Carvalho, Pedro Sousa, António Camelier, Oceana Basílio, Joana Metrass, entre muitos outros. Podes assistir a todos os programas de #BeirãoRijo em https://www.instagram.com/viriatoquintela/