Header Ads

“Olhares sobre o racismo” - documentário da SOS Racismo estreia hoje no YouTube

Direitos Reservados
SOS Racismo e Bantumen mostram em documentário como “O racismo é um sufoco permanente”. Ficará disponível esta noite às 21h00 no canal de YouTube da SOS Racismo.

O documentário tinha a data inicial de estreia no dia 14 de janeiro no Doclisboa, mas o segundo confinamento obrigatório veio alterar os planos. O evento original teria também uma apresentação com Dércio Ferreira, co-realizador do documentário que contou com a participação de Bruno Cabral e Eddie Pipocas.

“O documentário vem dizer o que precisa de ser dito. Doa a quem doer. Porque não há mudança sem incómodo. Nós viemos para ficar e viemos para incomodar até que tudo mude, esse é o nosso propósito, gostem ou não gostem”, disse Mamadou Ba em entrevista ao Gerador.

Olhares sobre o racismo marca os 30 anos da existência da SOS Racismo. A organização surgiu em 1990, pelas mãos de José Falcão e foi criada devido à urgência no combate à violência generalizada, que culminou no assassinato de José Carvalho, militante do Partido Socialista Revolucionário, junto à sede do seu partido por um grupo de neonazis, em 1989.

Trinta anos depois, alguns dos comportamentos que se perpetuavam no século XX continuam bem presentes na nossa sociedade. Desta forma, é importante realçar as diferentes maneiras de combater o racismo e trabalhar em conjunto.

“Este documentário pretende dar eco às vozes e aos olhares das e dos intervenientes do debate sobre a questão racial no país, bem como às questões conexas às múltiplas discriminações. Nele, cruzam-se múltiplas vozes e os olhares das comunidades racializadas, negras, ciganas e migrantes, assim como as dimensões de género e de orientação sexual no combate ao racismo. Procurou-se assim condensar os contributos de várias figuras da mobilização social e política para esta causa, refletindo a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo no nosso país. Enquanto instrumento de debate, mobilização e consciencialização para o combate ao racismo no nosso país, este documentário pretende contribuir para construir propostas de respostas políticas eficazes contra a discriminação racial”, pode ler-se na descrição do trailer de Olhares sobre o racismo.

Estreia hoje no YouTube às 21h00, através deste link.

O trailer pode ser visto aqui: