Header Ads

“Um Quarto que Seja Delas”: Teatro São Luiz marca data de regresso às leituras encenadas

Quatro mulheres, um texto, e a encenação de Sara Carinhas são a fórmula que monta as sessões de leituras encenadas do Teatro São Luiz. A partir de uma obra de Patrícia Portela, quatro atrizes interpretam as palavras da autora numa leitura artística feita a várias vozes. Principais Razões Para a Inevitável Queda da Lua é um dos textos que integram o segundo ciclo da iniciativa, que recebe agora o título Um Quarto que Seja Delas, e ganha agora uma nova data depois de ter todo o calendário de sessões paralisado por força do novo confinamento. 6 de abril é agora a nova data marcada para o espetáculo, que já tem bilhetes à venda.

Perguntas que nos inquietam entre esquemas lançados por Patrícia Portela que prometem fazer-nos pensar sobre várias questões do nosso quotidiano servem de mote ao texto de Principais Razões Para a Inevitável Queda da Lua, que será dramatizado por Margarida Vila-Nova, Rosalinda Costa, Ana Valentim e Margarida Leão na Sala Bernardo Sassetti, do Teatro São Luiz. O objetivo é transportar o público para dentro do imaginário criado pela autora num caminho dialogado pelas emoções que cada ponto deste textos vai passando às suas interpretes. É um reconhecimento conjunto de um texto literário para ver naquele que se espera que seja o regresso da cultura às salas de espetáculos.

Em 2016, Sara Carinhas organizou o primeiro Ciclo de Leituras Encenadas, onde uma vez por mês deram eco a excertos de obras de grandes nomes da literatura nacional. Quatro anos depois, é pela mão da mesma encenadora que o projeto regressa com sessões iniciadas em setembro de 2020, mas que foram interrompidas pelo agravar da situação pandémica do país. Os bilhetes para a nova sessão no próximo dia 6 de abril já estão à venda no site do Teatro São Luiz pelo valor de sete euros. A sessão tem limitação de idades para maiores de 12 anos.