Header Ads

Produções portuguesas em destaque no Festival de Cinema de Berlim

Foto: Direitos Reservados

A 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale, vai contar com seis produções portuguesas. Diogo Costa Amarante, Susana Nobre e Welket Bungué são os realizadores portugueses escalados para a edição de 2021 do festival.

Luz de Presença, a curta-metragem de Diogo Costa Amarante, é uma das seis produções portuguesas nomeadas para a edição de 2021 do festival. Depois de ter sido distinguido com dois Ursos de Ouro em 2017 com a curta Cidade Pequena e em 2014 com As Rosas Brancas, o realizador português leva agora aos espetadores a história de Gonçalo, que vive um desgosto amoroso e cai de mota durante a noite chuvosa em que sai de casa para entregar uma carta.

Susana Nobre participa na Berlinale 2021 com a longa-metragem No Taxi de Jack e o luso-guineense  Welket Bungué leva ao festival a curta Mudança, que conta também com a participação da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

Destaque ainda para outros três filmes com cunho português, como 13 Ways of Looking at a Blackbird, o mais recente trabalho da documentarista experimental brasileira Ana Vaz, bem como a coprodução anglo-portuguesa Night for a Day, realizada pela Britânica Emilly Wardill e ainda o filme Nanu Tudor da autoria de Olga Lucovnicova, uma coprodução portuguesa, belga e húngara.

Criado em 1951, a Berlinale surgiu após a II Guerra Mundial desenvolvendo-se enquanto plataforma intelectual para a exploração cinemática de temas da sociedade. A edição de 2021, ao contrário das anteriores, vai ser dividida em duas partes. A primeira fase vai decorrer em formato online entre 1 e 5 de março, apenas para profissionais da imprensa, e entre 9 e 20 de junho decorre a segunda fase em formato presencial. Em comunicado, a diretora executiva doa Berlinale, Mariette Rissenbeek, avança que "Há uma grande vontade de encontros presenciais".

Os prémios serão atribuídos apenas no verão, depois de os júris visionarem e escolherem a quem vão entregar o Urso de Ouro e o Urso de Prata. O painel de jurados da edição de 2021 da Berlinale vai ser composto apenas por cineastas vencedores do Urso de Ouro, o prémio máximo. 

Podes ver aqui o trailler da curta-metragem do realizador português Diogo Costa Amarante.