"Portugal Pequeno": Curta-metragem distinguida no Festival Clermon-Ferrand
Foto: Direitos Reservados |
Realizada pelo brasileiro Victor Quintanilha, a curta-metragem Portugal Pequeno foi distinguida este sábado no Festival Clermont-Ferrand, em França. A organização do festival avança que a rodagem recebeu uma menção especial do júri internacional.
Portugal Pequeno conta a história de Jonatan, também conhecido por MC Xerelete, que tem o sonho de se tornar um famoso cantor de funk para proporcionar uma vida melhor ao seu pai, que trabalha como pescador. O elenco é formado João Vitor Nascimento e Wilson Rabelo, que interpretam Jonatan e o seu pai, respetivamente.
O filme foi produzido em Niterói, um município da área metropolitana do Rio de Janeiro, e estreou no 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em agosto de 2020. Foi agora distinguido no Festival Clermont-Ferrand, que teve início a 29 de janeiro e decorreu em formato online por causa da pandemia da Covid-19.
Destaque também para a realizadora portuguesa Catarina Romano, que se estreou em competição internacional no Festival da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand com o filme Seja Como For.
Ao longo do festival internacional foram atribuídos quatro prémios. O Grande Prémio Internacional foi entregue à curta Sestre, de Katrina Resek, Mat et les Gravitantes, de Puline Penichout recebeu o Grande Prémio Nacional, o Prémio Melhor Filme Europeu foi para a curta Dalej Jest Dzien, de Damien Kocuro e, por fim, destaque para o filme Affairs of the Art, de Joanna Quinn, ao qual foi atribuído o Prémio Melhor Animação.
Veja aqui o trailler da curta-metragem de Victor Quintanilha
Comente esta notícia